Evento anual oferece competição de matemática por gamificação e contempla estudantes da educação infantil até o sexto ano do ensino fundamental
Por Comunicação/Totum
As escolas de todo o Brasil têm a oportunidade de inscrever seus alunos na quinta edição da Olimpíada Digital de Matemática, um evento anual que se realiza na plataforma de gamificação e inteligência artificial da renomada empresa internacional Matific. As inscrições, que são gratuitas, estão abertas até o dia 31 de agosto. O torneio está programado para ocorrer entre os dias 11 e 15 de setembro deste ano.
A expectativa da organização é atrair a participação de aproximadamente 400 mil estudantes, abrangendo desde a educação infantil até o sexto ano do ensino fundamental, em escolas tanto da rede pública quanto privada. Ao se cadastrarem, os alunos terão a oportunidade de se familiarizar com a plataforma por meio de um período de aquecimento, explorando os exercícios disponíveis.
O evento conta com sete níveis de participação, um para cada série, e os melhores desempenhos individuais, de turmas e de escolas serão reconhecidos com troféus e prêmios para os três primeiros lugares em cada categoria. Ao todo, estão destinados cerca de R$ 200 mil em premiações.
O propósito dos organizadores é oferecer uma competição saudável que estimule as crianças a enfrentarem desafios, aprenderem e desenvolverem soluções, ao mesmo tempo em que cultivam um interesse enraizado pela matemática.
Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, destaca: “Queremos transformar a matemática em algo fascinante e envolvente, desmistificando a percepção de que a disciplina é monótona e complicada. Além de terem contato com a plataforma de matemática mais premiada do mundo, os estudantes terão a oportunidade de se aventurar nos jogos, experimentando uma nova maneira de aprender matemática.”
Szyller ressalta ainda que o ensino da matemática no Brasil tem muito a ganhar com a incorporação de tecnologias como a oferecida pela Matific. Essas tecnologias proporcionam uma aprendizagem mais profunda, envolvendo os alunos em situações do dia a dia, incentivando a curiosidade, exploração, raciocínio lógico e o desejo por descoberta, tudo isso em um ambiente lúdico e interativo.