Em certas lendas mitológicas, os demônios são gênios ocultos, divindades misteriosas e influentes do Além, cuja ação pode ser benéfica ou nefasta sobre o comportamento dos homens.
Hesíodo definiu-os como intermediários entre mortais e os deuses. Mais tarde, pensou-se que as almas divinizadas dos mortos podem tornar-se demônios que voltam, por vezes, à terra para atormentar os criminosos.
Os filósofo e poetas apoderaram-se da noção de demônio e acabaram por transformá-la. Desse modo, segundo Píndaro, cada homem é assediado por um demônio do bem e outro do mal, simbolizando cada um o destino atribuído a cada vida.
OBSESSÃO POR DINHEIRO:
Um comerciante, famoso por suas excentricidades, ambicioso, ávido por dinheiro, era sua obsessão. Dizem, fez um pacto com o diabo, em troca de sua alma, para que nunca lhe faltasse dinheiro. Segundo Conta-se, ele possuía um famaliá preso em uma garrafa que o alimentava com limalha. Tempos se encontrava bem de vida, tempos em decadência. O povo comentava que essa dicotomia de situação era motivada pelo Capeta que não satisfazia os desejos de riqueza do comerciante. Havia entre eles um conflito de interesses. Dessa forma ficou sob o controle do Diabo.
Satanás, um ser de extrema inteligência, que no passado foi um dos maiores dentre os anjos de Deus, dedicou toda sua energia à obra do engano e da ruína, todo o mal e crueldade cometida contra o povo fiel a Deus, serão analisadas no juízo final na segunda vinda de Cristo que fará o julgamento com justiça divina, combatendo o conflito entre o bem e o mal.
Mito ou verdade, não posso afirmar, pois os comentários do povo, afirmava ser verídica essa informação. Bom ou mal, justo ou injusto, o destino de cada pessoa depende de suas ações e comportamentos, não duvide, tudo é possível de acontecer.