Por Nicolaia Carneiro ASCOM/PMI
Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), o município de Itambé realizou na última quinta-feira (13), uma grande mobilização no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Aberto a toda população, a programação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os profissionais do CAPS e Vigilância Epidemiológica do Município.
Durante o evento, foram realizados gratuitamente testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. Além disso, a equipe estava empenhada para promover orientações e tirar todas as dúvidas da comunidade.
Conforme a secretária de saúde, Norma Gama, que também acompanhou a programação, a ação teve a proposta de alertar e também divulgar os serviços e exames oferecidos nas Unidades de Saúde que ajudam na detecção de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com a enfermeira do Caps, Cristina Prado, o teste rápido dura poucos minutos, é gratuito e sigiloso. “Ter um diagnóstico positivo do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida”, informou.
A campanha
Instituído no Brasil em 2017, através da lei federal nº 13.504, o Dezembro Vermelho tem o propósito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV.
A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.