redacao@jornaldosudoeste.com

Lideranças da Construção Civil debatem as tendências do setor para a Região Nordeste na próxima semana

Publicado em

O Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste acontece de 20 a 22 de setembro, durante a primeira edição da Constru Nordeste, em Salvador

Por Berlitz Comunicação

Salvador será palco do Ficcon – o Fórum da Indústria da Construção Civil Nordeste, evento que reunirá profissionais, especialistas e empresas do setor, entre os dias 20 e 22 de setembro, para discutir as tendências, desafios e oportunidades relacionadas à indústria da construção civil. 

O Ficcon acontece em paralelo à Constru Nordeste – 1a Expo da Construção do Nordeste, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos, fomentar o networking e impulsionar o desenvolvimento desse ecossistema na região. O Fórum abordará temas relevantes para a indústria da construção civil, como tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis, gestão de projetos, legislação, financiamento, entre outros. 

Da programação do Ficonn participam empresários, acadêmicos e especialistas do mercado, que dividirão com o público a própria expertise e visões sobre as melhores práticas e soluções para os desafios enfrentados pelo setor, com foco nas questões específicas da região Nordeste do Brasil, levando em consideração as características socioeconômicas, culturais e ambientais que influenciam o setor da construção civil nessa área. Além disso, representantes de empresas e entidades ligadas à construção civil terão a oportunidade de apresentar suas inovações, projetos e estudos de caso. 

Programação de palestras

Entre os temas abordados na programação do Ficcon estão: 

A Implantação de BIM no Estado da Bahia –  A articulação entre a implantação do BIM no Brasil e a ISO 19650 visa garantir que o país siga padrões internacionais reconhecidos para a gestão da informação em projetos de construção. Isso não apenas facilita a colaboração entre os agentes envolvidos, mas também contribui para a melhoria geral da qualidade, eficiência e sustentabilidade no setor da construção. A norma proporciona um quadro estruturado para a adoção do BIM, permitindo que o Brasil se beneficie plenamente das vantagens dessa metodologia avançada. Neste painel, serão relatadas as experiências que estão movimentando o setor da construção civil com a agenda do BIM.

Palestrante: Executiva da indústria e líder de sustentabilidade na Autodesk, Fernanda Almeida Machado.

Construção 4.0: Tecnologia e Inovação para Transformação do Setor – A Construção 4.0 representa uma nova era para o setor da construção civil, impulsionada pela tecnologia e inovação. Essa abordagem busca promover uma transformação significativa nos processos, métodos e práticas da indústria, com o objetivo de torná-la mais eficiente, sustentável e alinhada com as demandas do século XXI. A adoção de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, internet das coisas (IoT), realidade aumentada, impressão 3D e BIM, automação e sistemas inteligentes, são alguns dos pilares fundamentais da Construção 4.0.

Palestrante: Coordenadora geral de pós-graduação da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e professora do departamento de construção e estruturas da UFBA, Dayana Costa Bastos.

Financiamento para habitação e perspectivas futuras – O financiamento para habitação desempenha um papel essencial na promoção do acesso à moradias adequadas e na estabilidade econômica de um país, e está em constante evolução, sendo moldado por uma série de fatores interligados. A tecnologia, a sustentabilidade, as mudanças demográficas e as políticas públicas serão fatores-chave que determinarão os rumos e as perspectivas futuras desse setor fundamental para a sociedade. Neste painel, serão exploradas algumas das tendências e perspectivas que podem moldar o financiamento para habitação no futuro. 

Palestrante: Secretário Nacional de Habitação, Hailton Madureira de Almeida

Indicadores da Construção Civil – A interação entre a construção civil e o conceito de cidades inteligentes está cada vez mais presente na transformação das dinâmicas urbanas. As cidades inteligentes buscam utilizar a tecnologia e a inovação para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, otimizar a gestão urbana e promover a sustentabilidade. A construção civil desempenha um papel fundamental nesse processo de transformação, uma vez que a infraestrutura urbana e as edificações são elementos essenciais das cidades.

Palestrantes: Economista da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), Ieda Maria Pereira Vasconcelos e também o Presidente da CBIC, Renato de Souza Correia.

Cultura de Manutenção das Edificações – A Cultura de Manutenção das Edificações refere-se a um conjunto de práticas, atitudes e valores voltados para a preservação, conservação e cuidado contínuo das construções ao longo do tempo. Essa cultura reconhece a importância de manter edifícios em boas condições, não apenas esteticamente, mas também funcionalmente e em termos de segurança. Ela envolve um compromisso de longo prazo com a manutenção preventiva e corretiva, visando prolongar a vida útil das edificações e evitar problemas mais graves no futuro.

Palestrante: Assessor técnico de condomínios, Claudio Celino.

COOPERCON: A solução para compras coletivas – As compras coletivas representam uma estratégia inteligente adotada pelas Coopercons em todo Brasil. O objetivo é otimizar os recursos e aumentar a competitividade da indústria da construção civil na Bahia. Ao estabelecer parcerias estratégicas e aproveitar o poder de compra conjunto, as cooperativas estão desempenhando um papel importante na transformação positiva desse setor, impulsionando a eficiência, a sustentabilidade e o progresso na construção.

Palestrante: Executivo da Coopercon – BA (Cooperativa da Construção Civil do Estado da Bahia), André Perroni de Burgos.

ESG na Construção Civil – A construção civil, como um setor de grande impacto ambiental e social, está cada vez mais voltada para a incorporação desses critérios em suas práticas e estratégias. A adoção de práticas ESG na construção civil tem como objetivo promover a sustentabilidade, a mitigação de impactos ambientais, a responsabilidade social e a transparência na gestão das empresas.

Palestrante: Diretora do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), Márcia Menezes.

A Construção Modular e as barreiras para Industrialização – A indústria da construção é tradicionalmente baseada em métodos construtivos convencionais, que envolvem a construção no local e uma mão de obra altamente especializada. A adoção de técnicas de construção modular requer uma mudança de mentalidade e uma aceitação de que a industrialização pode trazer benefícios significativos para o setor. É necessário superar a resistência cultural e promover a conscientização sobre os benefícios da construção modular.

Palestrante: Gerente de operações da Tecverde Construções Eficientes, Felipe Basso.

Cenário da Mão de Obra da Construção Civil no Brasil – o cenário da mão de obra na construção civil no Brasil apresenta desafios em relação à qualificação profissional e produtividade. No entanto, também existem oportunidades de emprego e desenvolvimento no setor, especialmente diante da demanda por habitação e infraestrutura. Investir na formação e capacitação dos profissionais, promover a inovação e a adoção de tecnologias avançadas são caminhos para enfrentar esses desafios e impulsionar a construção civil brasileira, rumo a um setor mais qualificado, produtivo e sustentável.

Palestrante: Superintendente de educação profissional do Senai – BA, Patricia Pereira de Abreu Evangelista.

Assim como na Constru Nordeste, a participação no Ficcon é gratuita para toda comunidade da Indústria da Construção Civil: profissionais da arquitetura, engenharia, construção e operação, além de varejistas e estudantes. Mais informações e inscrições devem ser feitas pelo site: www.contrunordeste.com.br

Foto de Capa: divulgação