redacao@jornaldosudoeste.com

Programa itinerante de rastreamento do câncer de mama retoma estratégia na região de Vitória da Conquista

Publicado em

Vitória da Conquista é a terceira macrorregião do estado em população, que concentra mais de 170 mil mulheres

Por Joana d’Arck

O Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama terá uma ação estratégica em Vitória da Conquista, com a realização de exames no período próximo de  11 a  28 de agosto, nas unidades de saúde pública no município. O rastreamento do câncer de mama, que o Governo da Bahia realizará, tem o apoio dos mandatos dos deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), que estão empenhados na divulgação dessa campanha.

Vitória da Conquista é a terceira macrorregião do estado em população, que concentra mais de 170 mil mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, público-alvo da campanha de rastreamento do câncer de mama, de acordo com o levantamento apresentado pela  Diretoria de Projetos Estratégicos da Sesab-Secretaria Estadual de Saúde.

O serviço consiste na realização de mamografias e, caso sejam detectadas alterações, são realizados exames complementares. Para as mulheres com diagnóstico positivo da doença, é feito o encaminhamento para a unidade de alta complexidade em Oncologia mais próxima, onde será feito o tratamento cirúrgico, quimioterápico e/ou radioterápico.

Diagnóstico e tratamento

Na rede SUS, as mulheres contam com equipamentos específicos para o diagnóstico, como as policlínicas regionais de saúde,  e tratamento,  como os Cacons,  Unacons e Cican, além do hospital da Mulher, que é referência para os casos de cânceres femininos.  A Estratégia Itinerante é, portanto, uma ação complementar às outras que  já são desenvolvidas no Estado referentes à Saúde da Mulher, explica a Sesab.

Apoio ao rastreamento

Além de compor a base de apoio parlamentar às políticas públicas do Governo Jerônimo Rodrigues, os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo estão apoiando a campanha do rastreamento, preocupados em buscar o maior engajamento possível das mulheres da região. Por isso, chamam a atenção para a programação do serviço itinerante com postagens em suas redes sociais e chamadas já programadas para veicular nas rádios.

Segundo os deputados, a ideia é alertar as mulheres do público-alvo no município para aproveitarem esta oportunidade de fazer o rastreamento. “Trata-se de uma estratégia que visa a prevenção, a detecção precoce e o tratamento da doença em todo o estado da Bahia”, informa Zé Raimundo. Waldenor Pereira reforça que “a prevenção é a melhor forma de cuidar da saúde” .

Foto de Capa: Divulgação