Realizada pelo Serviço Municipal de Apoio à Agricultura Familiar (Semaf), com apoio da Secretaria Municipal de Agricultura e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural da Bahia, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural, a 2ª Feira Agroecológica de Iguaí superou as mais otimistas expectativas dos organizadores. O evento, no último dia 18, na Praça Manoel Novaes, que reuniu pequenos produtores familiares de todo o município, teve por objetivo principal de dar visibilidade e abrir novos mercados para os pequenos produtores familiares, proporcionando sustentabilidade para as comunidades envolvidas.
Os produtores que participaram da Feira e fizeram a comercialização de seus produtos comemoraram o expressivo público que passou pelo espaço atrás dos produtos oferecidos pelos agricultores familiares.
O que chamou mais a atenção das pessoas que estiveram na Praça Manoel Novaes foi a quantidade de produtos cultivados e expostos pelos agricultores, considerando o longo período de estiagem que castigou a região. Muitos dos que estiveram na Praça revelaram estar surpresos com aquela realidade – quantidade e qualidade dos produtos oferecidos – bem como com os preços praticados.
De acordo com produtores ouvidos pela reportagem, o diferencial da Feira Agroecológica das outras, além de os produtos serem isentos de agroquímicos e exclusivos da agricultura familiar originária do município, são produzidos por famílias que cultivam, consomem e comercializam o excedente da produção, gerando renda e qualidade de vida.
Durante o período de realização da Feira, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou um stand com enfermeiros para medição de pressão arterial dos participantes – produtores e consumidores.
Além do prefeito do município, Ronaldo – Roni –Moitinho dos Santos (PSD), marcou presença na 2ª Feira Agroecológica de Iguaí, a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Agrário, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Nova Canaã e Diretora do Território de Identidade do Médio Sudoeste da Bahia, Marilanda Jesus de Lima.
Durante a Feira também aconteceram apresentações culturais.