Por Joana D´arc

A medida atende às solicitações e gestões dos prefeitos das localidades envolvidas e dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira ( federal), que lideraram essa luta para o retorno do carro-pipa como meio de abastecimento emergencial. Esse fornecimento foi cortado pela Portaria 130, publicada em 7 de maio pelo do Ministério da Integração Nacional, que não reconhecia o estado de emergência de 29 municípios baianos do semiárido.
“O governo federal publicou mapa generalizando dados pluviométricos sobre a Serra Geral como sendo uma região chuvosa e retirou da situação de emergência muitos municípios que estão sofrendo com a seca. Com a pressão dos prefeitos, isto foi revisto. E nós estivemos juntos nesta luta”, lembrou Zé Raimundo.
O diretor Paulo Sérgio disse ao deputado que dispõe de R$14 milhões para atender aos municípios “de forma excepcional” até que o Exército normalize o abastecimento com carros-pipa. “Acabei de conseguir autorização do Secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Renato Nilton, para atendermos os municípios que estão em situações de emergência”, disse o diretor, reforçando áudio que havia encaminhado a Zé Raimundo.
Dentre os municpios que foram prejudicados pela Portaria 130 e devem ser contemplados agora o deputado listou: Anagé, Aracatu, Belo Campo, Boa Nova, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Caraíbas, Carinhanha, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Encruzilhada, Guajeru, Itaquara, Itiriçu, Iuiú, Jacaraci, Jaguaquara, Lafaiete Coutinho, Licínio de Almeida, Maetinga, Malhada, Mirante, Presidente Jânio Quadros, Piripá, Planalto, Poções, Sebastião Laranjeiras, Tremedal e Urandi.