redacao@jornaldosudoeste.com

38,7% das mulheres relatam já ter sofrido assédio moral no trabalho, segundo pesquisa da Catho

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Levantamento revela os desafios das profissionais  no mercado de trabalho

 

Por: Camila Soares

 

No dia 08 de Março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que promove uma reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. Pensando nisso, a Catho,  marketplace de tecnologia que conecta empresas e candidatos, realizou uma pesquisa para dar voz ao desafio enfrentado pelas mulheres no mercado de trabalho. De acordo com o levantamento, 38,7% das respondentes, afirmam ter sofrido assédio moral dentro das empresas.

A pesquisa contou com a participação de 2.300 mulheres. Quando questionadas sobre qual posição o assediador ocupava, 33,2% dizem ter sofrido o ato por algum líder direto, 30,2% por gerência ou posições acima, 20,3% por colegas de trabalho e 10,2% por líder indireto/de outra equipe.

“Estes dados são preocupantes. A pesquisa mostra o quanto temos um grande desafio pela frente para reverter este quadro e oferecer, para nós mulheres, um caminho melhor e mais seguro”, comenta Patricia Suzuki, CHRO da Catho.

Em relação às iniciativas para inclusão e desenvolvimento das mulheres, 52,5% afirmam que as empresas em que atuam não têm projetos direcionados ao tema. Já 21,4% não sabem dizer.

Para rever este cenário, a Catho lançou em 2020, o movimento “Essa Cadeira É Minha”,  criado com o intuito de oferecer debates sobre a equidade de gênero e o respeito no mercado de trabalho. Além disso, a empresa apoia a inserção de mulheres em tecnologia e em posições de liderança, com a missão de impulsionar o protagonismo feminino.

 

Foto de Capa: stefamerpik/Freepik

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745