redacao@jornaldosudoeste.com

73% das empreendedoras brasileiras têm filhos e 37% são mães solos, revela Pesquisa IRME 2024 

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

43,1% das empreendedoras faturam até dois mil reais mensais e negócios de pretas e pardas têm mais dívidas com 52% 

por  Nadja Pontes – sistemas@comuniquese4.com.br

A pesquisa Empreendedoras e Seus Negócios 2024, realizada pelo Instituto RME com apoio da Rede Mulher Empreendedora, apresenta o perfil das mulheres empreendedoras no Brasil. Com o tema “Economia do cuidado: impactos na configuração da imagem que as empreendedoras têm de si e como isso repercute nas oportunidades dos seus negócios”, a pesquisa, que está em sua 9ª edição, revela que 73% das empreendedoras são mães, dentre essas, 37% são mães solo.

“Desde 2016 nós fazemos essa pesquisa anualmente. Um ponto de destaque: 73% das empreendedoras são mães e mais de 68% afirmam que os filhos vieram antes dela ser empreendedora, o que mostra, claramente, muita resistência no nosso mercado de trabalho em aceitar uma mãe enquanto profissional. Nestes casos, o caminho que resta é o do empreendedorismo”, explica Ana Fontes, empreendedora social e fundadora da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.  

No que se refere à idade, 60% das empreendedoras têm entre 30 e 49 anos, e 52% possuem ensino superior. No entanto, enquanto 61% das mulheres brancas têm ensino superior, apenas 44% das pretas e pardas atingem esse nível de educação. A maior parte das empreendedoras reside nas regiões Sudeste (45%) e Nordeste (25%), com a menor concentração no Centro-Oeste (5%), Norte (8%), e Sul (16%). 

Foto: Divulgação

O recorte por cor/raça mostra que metade das empreendedoras pretas e pardas (49%) fatura até R$ 2.000 mensais, em comparação com 36% das mulheres brancas. Além disso, empreendedoras pretas e pardas enfrentam mais dificuldades financeiras, com 52% delas relatando dívidas, enquanto entre as brancas o índice é de 45%.

Motivações 

A pesquisa revela que a busca por independência financeira é a principal motivação para o empreendedorismo, especialmente entre mulheres pretas e pardas (48%), que também veem no empreendedorismo uma forma de aumentar a renda (39%). A flexibilidade de horário foi apontada como um dos fatores mais importantes para as mulheres brancas quando o assunto é iniciar seu próprio negócio (41%).

No tocante à divisão de tarefas, “50% das empreendedoras não recebem nenhum tipo de ajuda na sua casa ou em seu negócio, isso mostra o quanto a empreendedora tem que dar conta de tudo e não é à toa que muitas sentem uma sobrecarga mental grande”, finaliza a empreendedora social.

A Pesquisa IRME 2024 foi executada pela Ideafix Pesquisas Corporativas com metodologia quantitativa, com base em 2.141 respondentes. São 94% das participantes brasileiras, enquanto 5% são estrangeiras, em sua maioria venezuelanas não refugiadas. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2024, utilizando metodologia híbrida, com auto preenchimento online, entrevistas presenciais e telefônicas.

Sobre a RME

Primeira e maior rede de apoio a empreendedoras do Brasil, a RME (Rede Mulher Empreendedora) existe desde 2010 e já impactou mais de 10,5 milhões de pessoas. Criada pela empreendedora social Ana Fontes, visa apoiar mulheres na busca por autonomia econômica e geração de renda através do empreendedorismo, empregabilidade, programas de aceleração e acesso à capital.

A RME promove eventos anuais, como a Mansão das Empreendedoras e o Festival RME, e eventos recorrentes como o Plantão de Mentoria, o Café com Empreendedoras e a Rodada de Negócios. Entre seus programas homônimos estão o RME Acelera, com foco em aceleração de startups, e o RME Conecta, que, após processo de certificação, conecta negócios de mulheres com grandes empresas para negociação e fornecimento B2B.

Em 2017, Ana Fontes resolveu ampliar seus objetivos e criou o Instituto Rede Mulher Empreendedora, focado na capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade.

Sobre o Instituto RME

Fundado em 2017, o Instituto Rede Mulher Empreendedora, apoia e auxilia projetos e iniciativas que empoderam mulheres em situação de vulnerabilidade social, incentivando a independência financeira e o poder de decisão pessoal. Acreditamos que quando uma mulher é empoderada financeiramente, ela não muda só a realidade de sua família, mas também a da sociedade, pois quando elas possuem negócios que dão certo, investem em suas comunidades, especialmente, para ocorrer um contínuo desenvolvimento, pois acreditam no poder colaborativo para melhorar o mundo.

1 comentário em “73% das empreendedoras brasileiras têm filhos e 37% são mães solos, revela Pesquisa IRME 2024 ”

  1. Batumi Satılık daire ilanları ve satılık ev fiyatları burada! 1+1, 2+1, 3+1 evler ve diğer seçenekler ile tüm satılık ev ve daireler Gürcistan’da gayrimenkul 600$/m2’den başlıyor. Batum daireleri için güncel fiyatları öğrenin. Web sitemizde her gün sıcak teklifler: kiralık daireler Batum’da daire fiyatları ne kadar? Batum’da içindeki dairelerin fiyatı 400$ ile 4.500.000$ arasında değişmektedir. Batumi Satılık Ev · Batumun Kalbinde Lüks Daire – Yatırım Fırsatı! · METROCİTY AVM İÇERİSİNDE DENİZE SIFIR FIRSAT DAİRE · BATUMDA DENİZE 50 MT YÜKSEK KİRA Batumi’de satılık emlak: 3424 teklif var. ✓ 54000$ dan başlayan fiyatlarla Batumi’deSatılık daire arayışınızı en geniş seçeneklerle karşılıyoruz. Deniz manzaralı, modern, merkezi lokasyonlu ve daha fazlası. Size özel konutlarımızı keşfedin. emlak satın alabilirsiniz. ✓ Danışma ve uzman görüşü alabilirsiniz. https://www.batumivillas.com/tr/geri-alim-garantisi

    Responder

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 744