redacao@jornaldosudoeste.com

Operação Petúnia: Presidente do Legislativo Municipal de Ibotirama é preso em Ação Conjunta do Ministério Público Estadual e Polícias Civil e Militar

Publicado em

Também foi preso um Policial Militar cuja identidade não foi revelada e outro envolvido está foragido. Também foram cumpri/dos Mandados de Busca e Apreensão em Ibotirama e na Região Metropolitana de Salvador

 

Por: Redação

 

Uma Ação Conjunta do Ministério Público Estadual e Polícias Civil [Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa , Coordenação de Operações Especiais (COE), Departamento de Inteligência da Polícia Civil (DIP) e do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SI/SSP), do Departamento de Polícia Técnica (DPT)] e Militar [Corregedoria da Polícia Militar e do Grupamento Aéreo (Graer)], além da Superintendência de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública da Bahia (SI/SSP), desencadeada na manhã desta quinta-feira, 8, cumpriu dois Mandados de Prisão em Ibotirama. Na Operação, batizada de Petunia, foram cumpridos em Ibotirama dois Mandados de Prisão contra o vereador e presidente da Câmara Municipal Jean Charles Alexandre (PSB) e um Policial Militar cuja identidade não foi revelada. Um terceiro Mandado de Prisão expedido pela Justiça está sendo cumprido na Região Metropolitana de Salvador. O envolvido conseguiu fugir, e segue sendo procurado.

Além dos Mandados de Prisão, os Policiais e Promotores de Justiça envolvidos na Operação cumpriram Mandados de Busca e Apreensão em endereços ligados aos investigados, inclusive na Câmara Municipal de Ibotirama.

Vereador e presidente da Câmara Municipal de Ibotirama Jean Charles Alexandre (PSB) – (Foto: Reprodução/Redes Sociais).

O vereador Jean Charles Alexandre (PSB) e os demais envolvidos são investigados pelo assassinato, no último dia 21 de julho, de Marcello Leite Fernandes. A vítima foi executada dentro do próprio veículo, no trecho urbano da BA-160. Conforme mostraram câmeras de segurança, dois homens em uma motocicleta emparelharam com o veículo da vítima e um deles, efetuou os disparos. Marcello Leite Fernandes morreu no local do crime.

Marcello Leite Fernandes foi morto a tiros dentro do próprio carro no trecho urbano da BA-160, em Ibotirama. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

A princípio, a motivação do crime teria sido política. Apoiadores do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), chegaram a apontar que o assassinato teria sido por razões política, tendo a deputada estadual Talita Santos de Oliveira (Republicanos), ocupado a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado para repudiar o crime, reforçando seu entendimento que teria motivações políticas, e cobrar medidas efetivas do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Segurança Pública, para que os culpados pudessem ser identificados e punidos. “Dia triste para Ibotirama. Marcello não tinha nenhum tipo de envolvimento com práticas criminais, sendo assim, não existem outros motivos aparentes para uma execução em praça pública a não ser divergência política”, discursou, na oportunidade, a parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado.

Segundo o Diretor Adjunto do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Oscar Vieira de Araújo Neto, as investigações concluíram que o crime, possivelmente, teria sido motivado por desavenças da vítima com os investigados, embora não tenha sido confirmada que os desentendimentos eram políticos. “Durante esses 40 dias de investigação, conseguimos reunir elementos que fundamentaram pedidos de prisões e buscas. Levantamos as informações e identificamos desavenças entre os acusados e a vítima como possível motivação para o crime. As oitivas com os custodiados e a perícia nos materiais apreendidos serão fundamentais para a elucidação do caso”, reforçou o Delegado.

Policiais envolvidos na Operação cumpriram Mandados de Prisão e Busca e Apreensão no início da manhã desta quinta-feira (08). (Foto: Divulgação SSP BA).

Durante o cumprimento dos Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão expedidos pela Justiça, foram apreendidos com os investigados três pistolas, celulares, documentos e computadores, além de diversas peças de motocicletas. O material apreendido será encaminhado para a sede do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, em Salvador, e posteriormente levado para o Departamento de Polícia Técnica.

A Câmara Municipal de Ibotirama e o Diretório Regional do PSB ainda não se manifestaram oficialmente sobre o possível envolvimento do vereador Jean Charles Alexandre no assassinato de Marcello Leite Fernandes.

A reportagem do JS não conseguiu localizar a defesa do vereador Jean Charles Alexandre (PSB) para comentar os desdobramentos da Operação Petúnia.

 

 

Foto de capa: Divulgação SSP BA

Deixe um comentário