Dá para tratar a dor no joelho em casa? De acordo com o médico ortopedista Luiz Felipe Carvalho, a resposta é sim. O médico explicou que existem algumas medidas que podem ser realizadas para que haja a diminuição da percepção de dor.
“A gente precisa imaginar que a dor não é sentida nem tão pouco percebida no seu joelho. Mas ela é estimulada do seu joelho pelo sistema nervoso até o seu cérebro”, explicou.
Segundo Luiz Felipe, se o paciente pensar em diminuir o estímulo que está tendo no joelho, que é o estímulo inflamatório, já é possível ter uma melhora significativa na dor.
Quais são medidas caseiras que podem ser feitas pelo paciente?
Segundo o médico ortopedista, o primeiro e um dos mais importantes passos é o repouso. Em segundo lugar, pode ser colocado gelo durante vinte minutos de duas a três vezes por dia.
A alimentação também é uma etapa importante no processo de diminuição da dor: “é importantíssimo que a pessoa possa diminuir na dieta a ingesta alimentos que contenham glúten, açúcares e laticínios, disse.
O médico explicou: “Todo mundo me pergunta a mesma coisa. O que faz isso no nosso organismo? A digestão do do glúten, dos açúcares e do laticínio é uma digestão que produz inflamação intestinal”,
Por fim, o ortopedista lembrou que “o intestino é considerado o nosso segundo cérebro. Então, o mesmo sangue que passa no intestino vai passar na sua articulação levando aquela inflamação produzida pela digestão desses alimentos, consequentemente aumentando o seu grau inflamatório local”, finalizou.
Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa. Já tratou grandes atletas como o tenista uruguaio Pablo Cuevas, o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.