Por: MF Press Global Gestão geral
Apesar das tentações trazidas ao ser humano pelo famigerado consumismo, um bem sempre liderou a vontade de compra de boa parte deles: a casa própria. Não é incomum em rodas de conversa ouvirmos de mais de um participante que um dos planos atuais de sua vida é a compra de um imóvel. Mas que pontos devem ser mais analisados dentre as máximas e questões que envolvem essa aquisição?
Isso foi respondido pelo investidor brasileiro André Janeiro Dias e a corretora de imóveis de luxo Luciane Serifovic, que atua nos Estados Unidos. Conforme André, quando falamos em imóveis de luxo, logo relacionamos a valores de investimento mais elevados. Temos vários cenários para analisar. Ele mencionou dois:
“Quando falamos no sonho de ter uma casa, nesse caso um imóvel de luxo, se você tem condições de comprar sem se endividar, se torna viável. Muitas vezes, devido a dificuldade em encontrar uma venda rápida, o corretor pode até mesmo aceitar uma oferta abaixo do valor de mercado gerando um bom negócio para o comprador”, alertou.
O segundo ponto trazido à reflexão pelo investidor é para quando essa compra se tratar de um investimento, que geralmente é para quem está na compra de um segundo imóvel. “Nesse caso, se for para comprar e colocar para locação, acredito ser um mal negócio, pois, o aluguel de imóvel de luxo se torna mais complexo para encontrar inquilinos e geralmente o aluguel sai abaixo do valor de mercado”, aconselhou.
Também conforme André, hoje o importante é não antecipar sonhos. Ou seja, quem faz a compra de um imóvel de luxo “precisa estar preparado para os custos mensais que ele vai exigir”.
Já Luciane aconselhou os investidores que pretendem adquirir um imóvel de luxo a reforçarem a atenção na análise de compra, porque após isso podem aparecer custos que não estavam previstos.
“Aumento de taxas, prédios com avaliação de despesas mensais. E já no caso de mansões, além do custo de manutenção, podemos ter os valores de seguro que são enormes”, explicou.
“O conselho que posso dar é buscar o auxílio de um corretor com experiência no mercado de luxo. Isso pode ser muito importante para evitar essas surpresas indesejadas”, emendou.