Neste episódio a Dra. Luciana Audi dá mais detalhes sobre o assunto
Você conhece alguém que tem hipotireoidismo ou popularmente conhecido por problema na tireoide? Sabe qual a sua principal causa? Neste episódio a Dra. Luciana Audi dá mais detalhes sobre o assunto.
A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune em que o sistema de defesa do corpo chamado sistema imune, por alguma razão que ainda não se sabe explicar, começa a fabricar anticorpos que atacam a própria tireoide e por isso, perde a capacidade de produzir os seus hormônios, causando os sintomas.
Fatores que aumentam as chances de ter a Tireoidite de Hashimoto:
- Ser mulher: em média, ela se manifesta de 5 a 8 vezes mais em mulheres do que em homens.
- Idade : a doença pode surgir em qualquer idade, mas o mais comum é ser diagnosticada entre os 30 e 50 anos.
- Histórico na família: se você tem alguém na família com hipo ou hipertireoidismo de causa autoimune, o seu risco é maior.
- Outras doenças autoimunes: se você tem outra doença autoimune como artrite reumatoide, lúpus, vitiligo, diabetes tipo 1, dentre outras, você tem um risco maior de tireoidite.
- Radiação: a exposição excessiva à radiação ionizante por excesso de exames diagnósticos, radioterapia no pescoço e acidentes nucleares são também fatores de risco quando ocorrem principalmente na infância.
Quando você deve suspeitar que está com esse problema?
- Você está mais cansado, com falta de energia?
- Sente que está mais lento, com problemas de memória e mais deprimido?
- Está sentindo mais frio que o normal?
- Como está o seu hábito intestinal? Da mesma forma que todo o corpo, o intestino fica lento, mais preso.
- Você ganhou peso nos últimos tempos? Está sentindo inchaço no corpo?
- Notou alguma alteração na pele, unhas e cabelo? O hipotireoidismo pode ressecar a pele, as unhas podem ficar mais quebradiças e ele é uma causa importante de queda de cabelo.
- Sente dor no corpo todo? A falta dos hormônios tireoidianos pode ser a causa de dores musculares, fraqueza, baixa resistência ao exercício e câimbras.
- Houve alguma alteração na sua menstruação? As mulheres com hipotireoidismo podem ter aumento do fluxo menstrual e sentirem mais cólicas.
- Seu filho parece que parou de crescer? Na criança os sintomas do hipotireoidismo dependem da idade dela, mas, podem ocorrer diminuição da velocidade de crescimento e desenvolvimento.
Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da Tireoidite de Hashimoto é feito através da dosagem no sangue dos anticorpos contra a tireoide. Uma vez confirmado o diagnóstico, o tratamento é muito simples, tomar uma pílula que contém o hormônio tireoidiano sintético uma vez por dia que é idêntico ao hormônio produzido naturalmente pela tireoide.
A dose pode mudar ao longo do tempo, por isso é muito importante o seguimento com o médico pelo menos uma vez por ano depois de estabilizada a dose.