O Comitê de Governança da Ronda Maria da Penha informou, durante reunião na manhã da terça-feira (7), na sede do Tribunal de Justiça da Bahia, em Salvador, que a Polícia Militar vai lançar a Ronda Maria da Penha no município de Vitória da Conquista, no Sudoeste do Estado.
A reunião contou com a desembargadora Nágila Maria Sales Brito, da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça da Bahia, e representantes das secretarias da Segurança Pública; e de Política para as Mulheres; da Defensoria Pública e de magistrados.
Será a quarta cidade do interior da Bahia com uma unidade especializada em atender mulheres vítimas de violência sob medida protetiva instaurada. O serviço já funciona e, Serrinha, Juazeiro e Paulo Afonso, de acordo com a Secretaria de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia.
A desembargadora voltou a defender “um movimento masculino em favor das mulheres”, acrescentando que “os homens precisam mostrar sua disponibilidade e seu pensamento contra esta violência que está grassando em todo o Estado da Bahia”.
Criada em 8 de março de 2015, a Operação Ronda Maria da Penha começou no Subúrbio Ferroviário de Salvador, onde fica a sede da unidade na capital baiana.
De acordo com a desembargadora, o comitê gestor tem ainda a função de “monitorar os resultados, os ganhos obtidos no exercício desse novo serviço, que é tão bom, para prevenir e reprimir a violência doméstica familiar contra a mulher”.
A Ronda é composta de três policiais, que vistoriam as proximidades da residência da mulher que está sob a proteção da Lei Maria da Penha.