redacao@jornaldosudoeste.com

Boletos mantém espaço e seguem crescendo em 2022, aponta Nuclea

Publicado em

Empresa possui 100% da base de dados no País e mostra 24,76% de crescimento nos últimos quatro anos

 

Por: Bruna Machado

 

Mesmo com o avanço de novas formas de pagamento, como, mais recentemente, o Pix, o número de boletos emitidos nos últimos quatro anos cresceu e bateu recorde em 2022. Segundo a Nuclea, provedora de infraestrutura tecnológica bancária e de pagamentos para o ecossistema financeiro, no ano passado foram emitidos 7.696.919.681 documentos, aumento de 24,76% em comparação a 2019.

“O boleto não vai acabar, porque existem outras funções agregadas a seu uso tradicional. Além de ser um instrumento de pagamento, serve como garantia para crédito, atua como centralizador em toda relação mercantil (como abatimentos e descontos) e já está integrado com os sistemas financeiros das empresas, como ERP”, explica Leonardo Ribeiro, superintendente de negócios da Nuclea.

 


Fonte: Nuclea

Justamente por essas características, o boleto ainda é muito utilizado, por exemplo, nos setores de indústria e serviços. “O boleto tem duas grandes soluções, uma está na identificação, cobrança e gestão de risco – você consegue ver se foi pago em atraso, por exemplo –, ou seja, você tem o histórico deste pagamento. Ele também carrega o perfil do pagador e do emissor, conseguindo analisar, pelos boletos pagos por uma instituição e por amostra, se o pagador costuma quitar suas dívidas em dia, ou com atrasos”, detalha Ribeiro.

A região Sudeste foi a que mais emitiu e recebeu boletos em 2022, somando 66,71% e 48,08% das unidades no período, respectivamente. No outro extremo, o Norte concentra 1,53% e 5,63%. “O boleto é um sistema instantâneo sob vários aspectos. Por exemplo, quando ele é emitido, rapidamente aparece na tela do banco do pagador, na aba do débito direto autorizado – e, ao ser pago, instantaneamente o outro lado recebe a informação de que houve esse pagamento, o que é primordial para o fluxo de caixa da empresa. Com a modernização que a Nuclea está levando ao mercado, até outubro deste ano, a liquidação do fluxo financeiro de 45% dos boletos ocorrerá no mesmo dia do pagamento”, informa Ribeiro.

Bolepix

A tendência é que o mercado caminhe para o chamado “bolepix”. Por este modelo, o boleto, passa a contar, não apenas com um código de barra como forma de pagamento tradicional, mas com um QR Code, para pagamento por Pix, liquidado pelo Banco Central. Tanto no pagamento do boleto, em si (código de barra) quanto no do Pix (QR Code) os bancos e emissores serão informados imediatamente do pagamento, com agilidade e segurança.

“Estamos simplificando a adoção de um boleto que pode ter a trilha de liquidação do Pix sem que ocorra a necessidade de as empresas alterarem sistemas internos de gestão (ERP). Vamos manter o layout de retorno, os demais padrões que existem, afinal todos já estão adaptados”, destaca Ribeiro. “Toda a conciliação do boleto será mantida”, acrescenta ele.

Outra novidade que está sendo avaliada pelo Banco Central é o serviço de Registro de Duplicatas, que está em operação pela Nuclea. Isso evitará que um mesmo título seja negociado por mais de um banco, reduzirá custos e aumentará a segurança na concessão de crédito.

Sobre a Nuclea 
A Nuclea é uma provedora de infraestrutura bancária e de pagamentos para o ecossistema financeiro. Conhecida como Câmara Interbancária de Pagamentos até 2022, a empresa está reposicionando o seu negócio e ampliando as soluções ofertadas ao mercado, prevendo dobrar de tamanho nos próximos quatro anos.

Com a nova marca, o objetivo da Nuclea é movimentar a economia digital em benefício de toda a sociedade, por meio de soluções desenvolvidas de modo integral com a inovação em foco. Além dos tradicionais serviços regulatórios, a empresa tem portfólio com soluções tecnológicas, incluindo open finance, sistemas antifraudes e gerenciamento de arrecadações e dados.

 

Foto de Capa: pressfoto/Freepik

1 comentário em “Boletos mantém espaço e seguem crescendo em 2022, aponta Nuclea”

  1. I am currently writing a paper and a bug appeared in the paper. I found what I wanted from your article. Thank you very much. Your article gave me a lot of inspiration. But hope you can explain your point in more detail because I have some questions, thank you. 20bet

    Responder

Deixe um comentário