Objetivo do encontro foi nivelar o diagnóstico e as previsões meteorológicas e hidrológicas nos próximos meses
Por: Agência Brasil 61
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, promoveu, nesta quinta-feira (16), reunião técnica de preparação para as cheias no Norte do País. Estiveram presentes agências que integram o Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec).
O encontro virtual teve como objetivo um nivelamento do diagnóstico e das previsões meteorológicas e hidrológicas, que indicam possibilidade de cheias acima da média em determinadas áreas da Região Norte. As fortes chuvas devem persistir pelos próximos três meses.
“As inundações são um evento adverso recorrente na região. Na reunião, foram apresentados prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos de chuvas para os próximos meses para que todos possam se preparar”, explica o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun.
Durante a reunião, além dos prognósticos, também foram apresentadas ações do Cenad para apoiar os estados do Norte do País. Entre elas, estão o monitoramento das chuvas e dos rios, operações de resposta aos desastres, envio do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) em casos de ocorrências e mobilização de órgão federais.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um dos motivos para a ocorrência das fortes chuvas é o fenômeno La Niña, em sua fase final, cuja característica é o potencial aumento das precipitações na região Norte.
“Com essas informações, as agências federais representadas pelos seus diversos ministérios e agências foram capazes de apresentar a sua preparação e, principalmente, a sua capacidade de resposta para uma eventual ocorrência de desastre”, destacou a coordenadora-geral do Cenad, Júnia Ribeiro.