redacao@jornaldosudoeste.com

Cardio: quais os melhores e mais eficientes exercícios da categoria

Publicado em

Conheça alguns exercícios de cardio e sua média de queima de caloria

 

Por: Giovanna Scarparo

 

Os exercícios cardio, ou aeróbicos, são uma excelente forma de queimar calorias, estimular a circulação sanguínea, promover aumento da capacidade pulmonar e resistência física, além de fortalecer, em menor grau, diversos grupos musculares ao mesmo tempo. Este grupo de exercícios é chamado de “movimentos complexos”, pois empregam múltiplas articulações e, geralmente, mais de um único grupo muscular por vez. A grande vantagem dos exercícios aeróbicos é que eles fazem com que a pessoa treine o corpo por inteiro, utilizando movimentos naturais e com grande queima de calorias, muitas vezes em áreas localizadas.

Muitas pessoas podem pensar que um exercício aeróbico se limita apenas à corrida. Na verdade, existem centenas de exercícios diferentes, cada um com uma função e voltado para alguns grupos musculares por vez; por esse motivo, preparamos um guia rápido de alguns dos exercícios mais eficientes do grupo aeróbico. Confira:

Remo

A remada é um dos exercícios mais completos para a parte superior do corpo. A combinação de movimentos permite ativar diversos músculos do grupo das costas, além de peitoral, ombros, bíceps e abdômen. O exercício tem um impacto baixo nas articulações e é muito utilizado para aumentar a resistência física, já que é possível passar longos períodos de tempo praticando a remada. No entanto, esse exercício não é recomendado para quem possui algum tipo de dificuldade ou dores nas costas, podendo ser agravada pela repetição dos movimentos.

Pedalada

O spinning, ou pedalada, em uma bicicleta ergométrica é um poderoso exercício de queima de calorias. Além disso, a pedalada auxilia na tonificação dos glúteos e dos músculos das pernas e ajuda no desenvolvimento de ritmo e resistência física.

Outra vantagem desse tipo de exercício é que ele pode ser adaptado a diversos níveis de resistência e experiência de cada pessoa, podendo variar de um exercício intenso de alguns minutos até longas maratonas com várias horas de duração. A pedalada pode chegar à marca de gasto de 500 calorias por hora de exercício, dependendo da intensidade escolhida.

Dança

Dançar é uma das atividades que mais consome energia e queima calorias. Além de manter o humor e o alto astral, a dança desenvolve todos os grupos musculares, dos pés à cabeça. Além disso, a prática de dança ajuda no desenvolvimento de coordenação motora, conhecimento corporal, memória muscular e equilíbrio.

Muitas aulas de dança montadas para queima de energia alternam movimentos intensos com músicas agitadas para acelerar a queima de calorias, chegando em até 800 calorias por hora de dança.

Corrida

Por fim, a corrida é um dos exercícios favoritos de todos os praticantes de aeróbica. A corrida é muito eficiente na perda de peso, queima de calorias e tonificação de músculos, principalmente de pernas e costas. Outra característica importante é que a corrida desenvolve capacidade pulmonar e resistência física. Para principiantes, o ideal é aumentar gradativamente a intensidade do exercício e alternar com caminhadas no período de descanso entre cada pico. A corrida pode atingir até 900 calorias por hora de exercício.

É preciso lembrar que o calçado correto, como um tênis Nike, deve ser utilizado para realizar a corrida e evitar má postura e lesões durante o exercício.

Foto de capa: iStock

Deixe um comentário