redacao@jornaldosudoeste.com

Cinco dicas para melhorar o seu rendimento nas atividades físicas

Publicado em

Cuidados com os treinos, alimentação e descanso fazem toda a diferença para uma vida saudável

 

Por: Flávia Viana

 

Quem faz exercício sabe a importância de treinar em alta intensidade, aplicando toda a sua capacidade física nos movimentos. Assim sendo, uma série de cuidados podem melhorar sua performance e potencializar resultados, seja você um atleta de alguma modalidade esportiva ou simplesmente alguém que malha para cuidar da saúde. Confira cinco dicas para melhorar seu rendimento durante a prática de esportes:

1- Esteja sob a supervisão de profissionais

A presença de um personal trainer ou educador físico na sua rotina de exercícios é fundamental. Ele será o responsável por planejar e direcionar os seus treinos, determinando as séries mais adequadas para o seu objetivo.

Ademais, ele te ajudará a realizar os movimentos corretamente, a manter a concentração na academia e garantir que você respeitará os períodos de descanso necessários e os limites do seu organismo.

2- Valorize seu período de sono

O Ministério da Saúde determina um período de seis a oito horas de sono como o ideal para um corpo adulto descansar. Enquanto você dorme, seu organismo repõe energias, fortalece o sistema imunológico, além de produzir hormônios e reduzir o estresse. Além disso, esse momento de repouso é fundamental para a manutenção das capacidades cardiovasculares.

3- Mantenha-se hidratado

Quando fazemos atividades físicas, nosso corpo esquenta e a transpiração ocorre para controlar a temperatura corporal. Com o suor, liberamos líquidos e sais minerais, importantíssimos para o bom funcionamento do organismo. Por isso, a hidratação é fundamental em todos os momentos, especialmente durante exercícios físicos.

De acordo com estudos do fisiologista Donald Kirkendal, se um atleta perder 2% de seu peso em líquidos, pode ter uma queda de rendimento de até 10%. Isso se dá porque a água conduz os nutrientes até as células e melhora a circulação, regulando a pressão arterial e fornecendo substâncias para o corpo em exercício.

4- Concentre-se na respiração

Além da água, o oxigênio também é fundamental para levar nutrientes às células e facilitar a execução de movimentos. Assim sendo, ventilar o organismo, especialmente durante exercícios de alta intensidade, é fundamental para alcançar o bom rendimento. Não obstante, uma respiração correta fortalece os pulmões e reduz o estresse.

5- Alimente-se corretamente

O consumo de carboidratos, proteínas e sais minerais é indispensável para fornecer energia a quem mantém uma rotina de exercícios, além de contribuir para a regeneração muscular e a reposição de substâncias liberadas durante a atividade física. Entretanto, também é muito comum a utilização da suplementação para potencializar resultados.

Por isso, substâncias como a arginina, um aminoácido semi essencial para o corpo humano, são frequentemente ingeridas pelos atletas. A arginina, por exemplo, contribui para a excreção de toxinas, aumenta a imunidade, regula a produção hormonal e incentiva a regeneração muscular, ou seja, aumenta a quantidade de músculos do atleta.

 

 

 

Foto de capa: iStock

Deixe um comentário