Na próxima quinta-feira (11/08), às 18h, a deputada Ivana Bastos presta homenagem póstuma ao professor, engenheiro e ex-deputado federal, Vasco Azevedo Neto, no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia. A atividade é para a entrega da Comenda Dois de Julho à família do homenageado e é realizada também em comemoração ao centenário do de Vasco Neto, celebrado no dia 25 de fevereiro deste ano.
Através do Projeto de Resolução No 2416/2016, a parlamentar destaca que a homenagem é uma forma de reconhecer os relevantes serviços prestados por ele à Bahia e ao Brasil, seja no âmbito econômico, social, cultural e político.
“Vasco nos deixou aos 94 anos, em 2010. Mas seu legado continua vivo e dando ótimos resultados. Portanto, é justo e imprescindível a concessão dessa homenagem póstuma, numa demonstração inequívoca de nossa gratidão e reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à Bahia e ao Brasil”, afirmou Ivana Bastos.
Vasco Azevedo Neto – Formado engenheiro em 1939, fez de sua profissão o seu instrumento de luta em favor do desenvolvimento nacional. Saiu da faculdade e foi desbravar o país, numa época em que a maioria absoluta da população era rural, residia em ambiente rústico, com acesso precário aos centros urbanos.
Com isso, Vasco Neto construiu muitas estradas e ferrovias. Esse mineiro de Guaxupé, cidadão baiano para nossa honra, desenhou ainda no final dos anos 40 e início dos anos 50 o que seria uma ideia da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL). Seu sonho era a construção de uma ferrovia que interligasse toda a América Latina. Seu ideal de luta desenvolvimentista era levar dignidade ao povo e crescimento econômico para um país eminentemente rural.
Iniciou sua carreira acadêmica como professor da Escola Politécnica da Bahia em 1956, se destacando como docente e como profissional. Foi livre docente em 1959, Professor Titular em 1964, fundador do Departamento de Transportes da Escola Politécnica em 1967. Consagrou sua bela e vitoriosa carreira como Professor Emérito da UFBA em 1997.
Com forte vocação para atividade política, foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos entre os anos de 1970 e 1986, contribuindo de forma concreta para o desenvolvimento brasileiro. Na Câmara Federal atuou na Comissão de infraestrutura e em outras ligadas ao tema.