Ao apoiar a Operação Carga Pesada, realizada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba) no Posto Fiscal de Vitória da Conquista, policiais militares da Companhia de Polícia Fazendária (Cipfaz) apreenderam, na tarde da quinta-feira (11), 5,8 toneladas de maconha que estavam sendo transportadas em uma carreta bitrem que supostamente carregava ração de milho.
Envolvendo a verificação dos documentos eletrônicos e ainda pesagem e conferência física das mercadorias para identificar irregularidades quanto cumprimento das obrigações fiscais, a Operação fiscalizou 11.700 caminhões em sua primeira semana de atuação. Em regime plantão ininterrupto, a equipe da Sefaz-Ba envolvida na Carga Pesada conta com a segurança de policiais militares vinculados à Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).
O Major PM Daniel Gomes, comandante da Cipfaz, disse que a droga foi encontrada no momento da verificação da mercadoria. “Os pacotes de maconha estavam sob o carregamento de ração de milho, ocupando todo o espaço da metade para baixo da carreta”, explicou. De acordo com a Cipfaz, o motorista não chegou a ser detido porque fugiu do local no momento em que os fiscais se preparavam para retirar a lona da carreta.