redacao@jornaldosudoeste.com

Curso de Medicina em Brumado completa um ano impactando comunidade com ações nas Unidades Básicas de Saúde

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Já no primeiro ano de formação, futuros médicos acompanharam a rotina e executaram atividades nas UBS´s que atendem moradores de mais de seis bairros e zona rural

 

 

Por: Gisele Almeida/Comunicativa

 

 

 O primeiro curso de Medicina a chegar a Brumado e microrregião completa o primeiro ano de funcionamento com saldo positivo. Ministrado pela UniFG em um novo campus construído com estrutura de ponta, a graduação já começou a oferecer aos alunos a oportunidade de vislumbrar a prática profissional e se aproximar da comunidade.

Além da rotina dentro do campus, com as aulas práticas realizadas nos laboratórios e simulações realísticas de atendimentos médicos, os estudantes participaram de atividades extensivas nas Unidades Básicas de Saúde Dr. Arlindo Magno Stanchi, Dr. Paulo Vargas, Dr. Fernando Luiz Gonçalves Trindade, Dr. Newton Alves de Castro, Ivaneide das Neves Santos Teixeira e Liziane dos Santos Alves.

Dentre as principais ações conduzidas nas UBS’s, com acompanhamento e supervisão das preceptoras das Unidades, os estudantes tiveram a chance de orientar os pacientes quanto a cuidados com a saúde nas salas de espera. A atuação junto a Grupos da Atenção Primária à Saúde, com a promoção de palestras, atividades práticas em equipes multidisciplinares também fez parte da rotina dos acadêmicos.

Esses trabalhos, que seguirão nos próximos anos, são realizados levando em consideração dados epidemiológicos mais atuais e perfis de saúde dos moradores atendidos nas UBS´s, que abarcam a população da zona rural e de bairros como Centro, Bairro das Flores, Urbis 1, Santa Teresa, São José, Olhos D’água, Dr. Juracy e São Félix.

Uma das ações que ganhou destaque neste primeiro ano foi a Feira de Saúde promovida na UBS Liziane dos Santos Alves. Realizada no dia 25 de julho de 2022, a atividade beneficiou cerca de 300 pacientes com serviços como aferição de pressão e glicemia; testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites Virais; exames preventivos para mulheres entre 25 e 64 anos; atualização vacinal; dentre outros. Tal atividade alcançou pessoas que têm dificuldades para acessar os serviços de saúde de maneira preventiva devido às suas atividades cotidianas.

Ao participarem ativamente da Feira, os estudantes tiveram uma grande oportunidade de aprimoramento teórico e técnico, já que se aproximaram de uma realidade ainda desconhecida, visualizando as necessidades reais de Saúde dos moradores que atendem.

Segundo o coordenador do curso de Medicina da UniFG em Brumado, Dr. Irineu dos Santos Viana, a realização dessas atividades já no primeiro ano da graduação permite que os alunos tenham uma vivência da rotina diária de uma UBS e entendam e valorizem o trabalho da equipe multiprofissional de saúde. Além disso, oportuniza que acolham os usuários do sistema em uma prática humanizada, visando uma melhor formação.

“Completamos com sucesso o primeiro ano do curso de Medicina em Brumado. Os estudantes já enfrentaram desafios e tiveram os primeiros contatos com a prática profissional, aproximando-se da comunidade e entendendo a importância da relação médico-paciente. Na UniFG e na Ânima Educação, entendemos que tudo isso é essencial para uma formação de qualidade e a parceria dos órgãos públicos em Brumado tem sido primordial nessa fase inicial. A expectativa é de que os próximos anos sejam ainda mais produtivos”, comemorou o professor Irineu.

Programa Saúde na Escola

Ao longo do ano, os futuros médicos também estiveram presentes em oito escolas públicas do município, oferecendo orientações às crianças e adolescentes por meio do Programa Saúde na Escola (PSE). Foram discutidos assuntos com foco nesse público, a exemplo de Saúde Sexual e Reprodutiva, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), métodos contraceptivos, promoção da segurança alimentar e alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, bullying, gravidez na adolescência, entre outros.

 

Foto de capa: Divulgação

 

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745