redacao@jornaldosudoeste.com

Exposição Nossa Flora Frutificando recebe estudantes de Caetité e região para visitas guiadas até 14 de abril

Publicado em

Instituições de ensino, públicas e particulares, podem agendar horários para turmas aprenderem sobre os frutos do Alto Sertão da Bahia no MASB

Por:

A exposição Nossa Flora Frutificando, em cartaz no Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), em Caetité, recebe a visita de estudantes do município e cidades vizinhas para um mergulho lúdico e de aprendizado sobre os frutos e tradições da caatinga e do cerrado baiano. Desde o dia da abertura da mostra, em 10 de março, o MASB já recebeu mais de 60 alunos – entre crianças e adolescentes – que percorreram os espaços do museu onde está exposto o ensaio audiovisual do projeto socioambiental realizado pela BAMIN, com produção da Olho de Peixe.

 

A Exposição Nossa Flora Frutificando segue aberta ao público em geral até o dia 14 de abril. Instituições de ensino, públicas e particulares, de toda a região podem marcar gratuitamente uma visita dos estudantes, mediante agendamento com o MASB, através dos contatos: museumasb@gmail.com | WhatsApp (77) 99134-1370. As visitas são feitas com o acompanhamento de mediadores do museu, que também realizam oficinas educativas com os jovens.

 

Nos dias 16 e 17 de março, o MASB recebeu alunos dos 7° e 8° anos da Escola Municipal Manoel Lopes Teixeira, de Caetité. Em uma das atividades promovidas,  participaram da oficina de produção de mudas de coco licuri, um dos frutos do Alto Sertão Baiano em destaque na exposição. Na programação, aprenderam sobre o ciclo de desenvolvimento da planta e lições importantes a respeito da preservação dos biomas locais.

Através da exibição de fotos e vídeos, o projeto Nossa Flora Frutificando apresenta os frutos presentes na região onde está localizada a Mina Pedra de Ferro, empreendimento da BAMIN, entre os municípios de Caetité e Pindaí, em uma área de transição conhecida como Gerais, com predominância do cerrado e da caatinga. A iniciativa nasceu do objetivo de compartilhar conhecimento e, assim, auxiliar na conservação e preservação desses ambientes.  Entre as delícias da região, estão também o umbu, jabuticaba, pequi e a mangaba.

 

LIVRO – O projeto da BAMIN também conta também com o livro Nossa Flora Frutificando, resultado de pesquisas que envolveram comunidades no entorno da Mina Pedra de Ferro, com destaque para Mulungu, Lagoa do Meio, Santa Luzia, Cabeça da Vargem, Palmeira, São Domingos, Boa Vista e Capão Grande.

 

A publicação traz informações técnicas e registros fotográficos de cada fruto, dicas do produtor e informações sobre economia rural, formas de subsistência, cultura e tradição locais, relatos e poesias, noções sobre sustentabilidade e proteção à natureza, além de receitas e dados nutricionais. Através do site www.nossaflorafrutificando.com.br, é possível ter acesso a uma versão digital do livro e todas as informações sobre o projeto.

 

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO NOSSA FLORA FRUTIFICANDO

Onde: Museu Do Alto Sertão Da Bahia (MASB) – Rua da Chácara, 241, Caetité.

Quanto: Entrada gratuita

Quando: 10.03.23 a 14.04.23

Horários:

Terças às sextas: das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30

Sábados: 08h às 12h

Obs.: Para grupos com mais de 10 pessoas, é preciso agendar a visita pelo link: https://bit.ly/3mbYWN8

Contatos:

E-mail: museumasb@gmail.com | WhatsApp (77) 99134-1370

Foto de Capa: Estudantes/MASB

Deixe um comentário