Pelo menos 50 motoristas foram abordados por auditores do Ministério do Trabalho, durante operação no sudoeste da Bahia, que fiscalizou o cumprimento da jornada de trabalho no transporte de cargas. A operação foi realizada na BR 116, em Vitória da Conquista, nesta segunda-feira (5), pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/BA), com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
A inspeção foi realizada durante cinco horas e comprovou, por meio do depoimento dos motoristas, que 17 deles estavam dirigindo há mais 12h, sem intervalo de descanso. O caso mais grave foi de um motorista que estava dirigindo por 24h, sem parada para descanso.
Dois caminhões tiveram a atividade de condução interditada. Em um dos casos, que não atendia ao descanso interjornada de 8h, o motorista foi conduzido ao intervalo compulsoriamente. Outro caminhão utilizava o tacógrafo fora da data de validade, prejudicando o controle da jornada de trabalho do motorista e só foi liberado após a regularização do equipamento.
Segundo o auditor Renato de Almeida Loura, outras ações serão realizadas a fim de assegurar a segurança e a saúde dos motoristas. “Nós constatamos um descontrole total da jornada de trabalho e faremos outras ações nas estradas, para coibir essa irregularidade”, ressaltou.
Essa foi a quarta operação realizada pela SRTE/BA com o objetivo de fiscalizar a jornada dos motoristas. Outras ações ocorreram na BR- 324, próximo a Salvador, na BR-242, em Barreiras e na BR-116 Sul, próximo à Feira de Santana.