redacao@jornaldosudoeste.com

Síndrome de Down: o desafio da inclusão desse grupo no mercado de trabalho

Publicado em

Especialista do Ceub destaca benefícios das empresas que acolhem profissionais com essa condição, enriquecendo as relações de trabalho

Por Ascom/Ceub (Agência Máquina Cohn&Wolfe)

Nas últimas décadas, os avanços médicos melhoraram a qualidade de vida dos indivíduos com Síndrome de Down e a longevidade desse grupo evoluiu de 35 para 60 anos. Essas pessoas também estão mais inseridas na sociedade, conquistando espaço inclusive no mercado de trabalho. No entanto, o desafio de assegurar plenos direitos a esse público ainda é enorme. Por preconceito e falta de informação, muitos não são alfabetizados e a minoria consegue ser contratada. De acordo com o IBGE, enquanto 37% das pessoas com Deficiência Visual conseguem ser empregadas, no universo da Deficiência Mental (onde o Down está inserido), apenas 5,3% conquistam uma vaga de trabalho.

No dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, Ana Paula Barbosa, Psicopedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Coordenadora do curso de Serviço Social do Centro Universitário de Brasília (Ceub), defendeu que além de garantir a inclusão no mercado de trabalho, é importante pensar na qualidade dessa ocupação.

“O Artigo 34 do Estatuto da Pessoa com Deficiência define que ela tem direito ao trabalho da sua livre escolha em um ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidade com os demais funcionários. Entretanto, a grande questão é que muitas empresas desconhecem a importância de se adaptar às necessidades esse colaborador”, comenta Ana Paula. “É preciso considerar o tempo de trabalho, conscientizar os colaboradores para que a pessoa com Down se sinta acolhida por todos. Pensar em qual seria a ocupação ideal e adaptar esse posto, tanto no aspecto físico quanto emocional, respeitando suas necessidades. Essa é uma questão para a qual a gente não vê as empresas muito capacitadas”, acrescenta.

 

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA EDIÇÃO 717 DO JORNAL DO SUDOESTE, ACESSANDO O LINK: https://www.jornaldosudoeste.com/jornal-digital-edicao-717/

Deixe um comentário