Aos 33 anos, Libério Almeida Neto, conhecido como Netão do Cachorro Quente, está realizando seu sonho: o de fazer um curso de Ensino Superior. Neto, como gosta de ser chamado, cursa Engenharia Elétrica na Faculdade Maurício de Nassau, unidade Vitória da Conquista, e há um pouco mais de 10 anos possui seu negócio próprio na porta da Faculdade, uma barraca para a venda de cachorro quente de onde tira seu sustento e o da família.
Quando soube que a Instituição de Ensino Superior (IES) iria disponibilizar esse curso, Neto não pensou duas vezes. “Para mim é uma satisfação imensa estar realizando um sonho de infância. Vim de família humilde e não tive muita oportunidade, e no auge da minha adolescência tive que escolher entre trabalhar e estudar. Então, fui trabalhar”, conta.
Após algumas tentativas frustradas de passar na prova do Enem, Neto conseguiu finalmente o financiamento do FIES, em 2015, para ajudar nos custos dos estudos. “Ficou compatível com o que eu ganho, vai dar para conciliar trabalho e faculdade e estou me identificando bastante”, diz.
Atualmente ele estuda no turno da noite e durante o dia auxilia a esposa em casa com a produção de cachorro quente, a criação dos dois filhos, os afazeres domésticos, e ainda separa um tempo para estudar os assuntos vistos em sala de aula: “Está sendo tudo novo pra mim, no começo achei difícil e que não ia dar conta, porém a ficha caiu e estou conseguindo”, conclui.