redacao@jornaldosudoeste.com

Prefeitura de Vitória da Conquista homenageia Escolas com melhores desempenhos no Ideb

Publicado em

Convidado pela direção da Escola Municipal Mãe Vitória de Petu, onde seu filho de nove anos cursa o quarto ano do Ensino Fundamental, o armador João José dos Santos, 52 anos, participou da cerimônia promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista na manhã da terça-feira, 27, no auditório do Ceus J. Murilo, com o objetivo de homenagear as Escolas que alcançaram os melhores desempenhos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Só dá satisfação a gente acompanhar e ver o trabalho que os professores vêm fazendo com os alunos no dia a dia. Não tenho do que me queixar. Meu filho está bem na Escola”, disse João, que mencionou seu costume de comparecer periodicamente à Unidade de Ensino para verificar o desempenho e o comportamento do garoto.

O motivo das homenagens é o fato de que Vitória da Conquista melhorou seu desempenho relação aos índices anteriores do Ideb, registrados em 2013 e referentes ao ano anterior, que apontavam notas de 3,9 para os anos iniciais e 3,2 para os anos finais do Ensino Fundamental. Os novos números, que levam em consideração o ano de 2015, avançaram para 4,1 e 3,6, respectivamente.

“Em nome do Governo Municipal, parabenizamos todas as escolas por esses avanços. São avanços que estão espelhados nessas notas do Ideb”, destacou o prefeito Guilherme Menezes, antes de entregar os certificados aos representantes das escolas. O secretário municipal de Educação, Gustavo Leão, descreveu a ocasião como “um dia de reconhecimento e de muita alegria”, e afirmou que o índice do Ideb funciona como “um norteador” para as iniciativas da Prefeitura na educação.

O melhor índice da Rede Municipal de Ensino – 5,3, o mais alto no segmento dos anos iniciais e no resultado geral – foi obtido pela Escola Municipal Tia Zefa. A diretora Elisângela Santos se referiu ao caráter coletivo do trabalho desenvolvido na Unidade de Ensino. “Colhemos o fruto de um trabalho de equipe. Parabéns para cada um de nós”, disse a gestora.

Marcos Vinícius Rocha, diretor da Escola Municipal Padre Isidoro (que obteve nota de 4,5 e foi a Escola Rural mais bem avaliada nos anos iniciais), situada no Povoado da Estiva, também falou em tom de comemoração. “Nós pensamos a Educação no Campo para as pessoas do campo. E que bom que a Prefeitura faz com que a educação aconteça nos quatro cantos do município”, afirmou.

No segmento dos anos iniciais, logo após a Tia Zefa, aparece em segundo lugar a Escola Municipal Lyons Clube, com 5,2. E, empatadas em terceiro lugar, as Escolas Municipais Professor Paulo Freire (Caic) e Mário Batista, ambas com 5,1.

Nos anos finais, as mais bem avaliadas foram a Escola Municipal Bem Querer, que obteve 5,2; a professora Edivanda Maria Teixeira, com 4,9; e, em terceiro lugar, aparecem três Escolas empatadas com o mesmo índice de 4,1: Erathósthenes Menezes, Professor Paulo Freire (Caic) e Frei Serafim do Amparo.

 

Ideb – O Ideb foi criado em 2007 e reúne em um só indicador os conceitos de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho da Prova Brasil.

Deixe um comentário