redacao@jornaldosudoeste.com

Emerson Leal consolida liderança na reta final da campanha em Livramento de Nossa Senhora

Publicado em

Nada parece abalar o caminho do ex-prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal, do PSL, rumo à vitória nas urnas do próximo domingo, 2 de outubro. Pelo menos é o que apontam os números da pesquisa L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, realizada entre os dias 27 e 28 (terça e quarta-feira últimas). Os dados do levantamento mostram que a campanha do social liberal que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘Experiência e Juventude ao lado do povo – PSL/PSD/PRB/PP/PDT/PT/PTN/PR/PSB/PPL/PTdoB’, ganhou fôlego e, embora ainda seja prematuro afirmar que a eleição está definida, tem grandes chances de conquistar mais um mandato nas urnas. O ex-gestor lidera nos dois cenários pesquisados com ligeira vantagem sobre o adversário, empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Ribeiro, da Rede Sustentabildiade.

No primeiro cenário, na pesquisa espontânea, quando os eleitores entrevistados apontam livremente o nome do candidato em quem pretendem votar para prefeito do municípios, o médico e ex-prefeito Emerson José Osório Pimentel Leal (PSL) aparece com 51,33% das intenções de voto, Seu adversário na disputa, o empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede Sustentabilidade, que encabeça a Coligação ‘Juntos somos mais fortes – Rede/PCdoB/PTB/PPS/DEM/PMDB/PEN’, foi citado por 40,17% dos eleitores entrevistados. Os indecisos somaram 7,67% e 0,83% citaram outro nome.

No segundo cenário, na pesquisa estimulada, quando os entrevistadores apresentam aos eleitores os nomes dos candidatos que disputam a Prefeitura juntamente com seus companheiros de chapa, os dados mostram que o ex-prefeito Emerson Leal e o candidato a vice, advogado Mário Herrisson (Mário de Carlão) Spínola Souto, do PSD, lideram com 51,67%, oscilando dentro da margem de erro da pesquisa [4,5 pontos percentuais para mais ou para menos] entre 56,17% e 47,17%. O empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Ribeiro, da Rede Sustentabilidade, e a sua companheira de chapa, empresária Joanina Batista Silva Morais Sampaio (Rede), apontaram 40,50%, oscilando dentro da margem de erro entre 45,00% e 36,00%. Os indecisos somaram 7,00% e outros 0,83% disseram que pretendem anular o voto ou votar em branco. Considerando os votos válidos, descartados os votos nulos e brancos, com base nos números do levantamento, pode-se afirmar que o ex-prefeito Emerson Leal deverá sair das urnas vitorioso com 56,06%. O candidato José Ricardo (Ricardinho) Ribeiro deverá ficar com 43,94%.

A pesquisa mediu também o grau de rejeição dos eleitores aos candidatos a prefeito e vice-prefeito. A exemplo dos dois levantamentos anteriores, a expressiva maioria dos livramentenses [64,50%] disseram que não rejeitam nenhum dos dois candidatos a prefeito e seus respectivos companheiros de chapa. O ex-prefeito Emerson Leal (PSL) e seu companheiro de chapa, Mário Herrisson (Mário de Carlão) Spínola Souto, do PSD, foram apontados por 17,00% dos entrevistados. O empresário e fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Ribeiro e sua companheira de chapa, empresária Joanina Batista Sampaio, ambos da Rede Sustentabilidade, aparecem com 16,67%. Não souberam ou não responderam 1,83%.

A pesquisa L M Sudoeste Comunicação Ltda/Jornal do Sudoeste foi realizada entre os dias 27 e 28 últimos com 470 eleitores, na sede e zona rural do município. A margem de erro da pesquisa estimulada é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 90%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BA-03423/2016.

 

Deixe um comentário