O prefeito e candidato à reeleição em Maetinga, advogado Edcarlos Lima Oliveira, do Partido dos Trabalhadores, lidera com folga a disputa pela Prefeitura do município e deverá ser reeleito no dia 2 de outubro com expressiva margem de votos. É o que indica pesquisa da L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste, realizada no município no último dia 23 de setembro.
Na pesquisa espontânea, quando os eleitores indicam livremente o nome do candidato em quem pretendem votar para prefeito do município, o petista Edcarlos Oliveira, que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘Maetinga no caminho certo – PT/PDT/PSL/Pros/PV’, foi citado por 52,48% dos entrevistados. Sua adversária na disputa, a advogada Aline Costa Aguiar Silveira, do PP, que encabeça a chapa majoritária da Coligação ‘A força da mudança – PP/DEM/PSDB/PSD’, teve 22,46%. Os indecisos somaram 23,88% e os eleitores que disseram que pretendem votar em branco ou anular o voto 1,18%.
No segundo cenário pesquisado, estimulado, quando os entrevistadores apresentam aos eleitores entrevistados os nomes dos candidatos na disputa pela Prefeitura Municipal, novamente o prefeito e candidato à reeleição Edcarlos Oliveira aparece na liderança com ampla vantagem sobre a adversária. O petista Edcarlos Oliveira foi citado por 55,08% dos entrevistados. A candidata do PP, Aline Costa Aguiar Silveira teve 26,71% das intenções de voto. Os indecisos somaram 15,60% e outros 2,60% disseram que vão anular o voto ou votar em branco. Considerando apenas os votos válidos, que não levam em conta os brancos, nulos e indecisos, Edcarlos Oliveira (PT) tem 67,34% das intenções de voto contra 32,66% da candidata Aline Aguiar Silveira, do PP.
A pesquisa avaliou também a rejeição dos eleitores aos dois candidatos a prefeito de Maetinga. A maioria do eleitorado, 36,88%, disse que não rejeita nenhum dos dois candidatos. A advogada Aline Costa Aguiar Silveira (PP) aparece com 24,82% de rejeição, empatada com os entrevistados que não souberam ou não responderam ao questionamento. Já o prefeito e candidato à reeleição Edcarlos Lima Oliveira (PT) tem 13,95% de rejeição.
A L M Sudoeste Comunicação/Jornal do Sudoeste ouviu 390 eleitores cadastrados no município. A coleta de dados foi realizada no último dia 23 de setembro na sede e zona rural [Bonfim/Fazenda Bonfim, Fazenda Mundo Novo, Serra do Zé Francisco, Juremal, Cansanção, Vereda do Meio, Vereda Suja, Terencios, Lagoa do Raimundo, Fazenda Pilão, Ariri, Fazenda Piaba, Fazenda Moreira, Mandacaru, Caldeirão, Queimadas e Lagoinha]. A margem de erro é de 4,2% para mais, ou para menos. O nível de confiança é de 90% – ou seja, considerando a estimativa de erro, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 90%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número de identificação BA-02372/2016.