Bela Vista Cultural lança cartilha educacional do projeto “Caminhos do Brasil”, com o objetivo de auxiliar professores da rede pública em atividades junto a estudantes dos ensinos fundamental e médio.
Por: Julia Romano/Combo comunicação
Os caminhos e as trilhas sempre foram pontos de partida para facilitar as idas e vindas no dia a dia das pessoas. Planejar uma viagem, criar roteiros, eleger pontos turísticos, anotar locais imperdíveis a serem conhecidos e roteirizar como chegar até eles, são questionamentos comuns quando pensamos em lazer e locomoção. Mas, como tudo isso surgiu e qual foi a origem de tantos trajetos por terra, água e ar? Pensando nisso, a Bela Vista Cultural desenvolveu uma cartilha pedagógica que acompanha o livro “Caminhos do Brasil – terra, água e céus”, lançado recentemente pela editora, com informações sobre a importância da mobilidade para a sociedade, a economia e a qualidade de vida, para levar todo esse conhecimento para os estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Conteúdo Educacional – Elaborada como material complementar à obra, a cartilha tem como objetivo sugerir a docentes e alunos do Ensino Fundamental I, II e Médio atividades para a leitura e aprofundamento dos temas abordados no livro, que mostra os principais caminhos e meios de locomoção no Brasil, desde as trilhas ancestrais, como o chamado Caminho do Peabiru, que permitia aos indígenas chegar até a região andina, à revolução feita pelos aviões que possibilitam transpor continentes em tempo recorde. A publicação detalha ainda o processo de abertura das estradas durante o Brasil Império, a instalação das primeiras estradas de ferro e a opção pelo rodoviarismo na primeira metade do século XX, bem como a evolução das embarcações de rio e mar em águas brasileiras, além da criação dos primeiros aviões por Alberto Santos Dumont, até as modernas aeronaves sustentáveis, movidas a hidrogênio verde, um combustível limpo desenvolvido no país. Em complemento ao conteúdo, a cartilha buscará servir como suporte para os professores trabalharem os temas em sala de aula, por meio de atividades educacionais que envolvem documentários, vídeos, filmes e desenhos sobre as ferrovias, navegações e meios aéreos, além de jogos sobre os meios de transporte e indicações de livros que complementam os temas abordados, dentre outras propostas.
“Falar sobre mobilidade é uma questão de cidadania que diz respeito a todos. Essa cartilha ajuda a aprofundar o conteúdo apresentado no livro projeto Caminhos do Brasil – terra, água e céus, despertando o aluno para as melhores formas de locomoção pelo seu país, podendo compartilhar todo esse conhecimento com a família e a comunidade”, reforça Alexandra Gonsalez, professora e doutora em Comunicação e que atuou como Coordenadora Educacional no projeto.
O projeto cultural foi realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Yamaha. A obra foi distribuída gratuitamente para escolas da rede pública de ensino e começa a ser utilizada pelas instituições a partir de abril deste ano. A proposta prevê ainda a realização de uma série de ações digitais, visando a democratização do acesso e a disponibilização de conteúdos, proporcionando a acessibilidade do público portador de necessidades especiais.