A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) firmaram, na tarde da segunda-feira (24), um Protocolo de Intenções que beneficia adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa no Estado. Com o documento, os órgãos se comprometem a articular e implementar, no âmbito do Pacto pela Vida, a participação dos adolescentes assistidos pela Fundac em projetos e programas esportivos desenvolvidos no âmbito das políticas públicas.
Representando o secretário Geraldo Reis, o chefe de gabinete da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Kívio Dias, participou da assinatura, ressaltando que “este protocolo representa nosso cuidado com este público extremamente fragilizado. Precisamos trabalhar para reencantar esses jovens com o que a sociedade tem a lhes oferecer”, disse. Também assinaram o Protocolo o secretário Álvaro Gomes (Setre), o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, e a diretora geral da Fundac, Regina Affonso.
A primeira ação consequente ao Protocolo, já para o mês de novembro, serão aulas de natação, que a Sudesb/Setre irá oferecer aos jovens da Fundac nas piscinas localizadas nas instalações na Fundação, na avenida Mario Leal Ferreira. Também foram solicitadas, pela diretora da Fundac, aulas de judô, oferecidas pela estrutura da Sudesb no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ).
“Essa é uma parceria muito importante, que vai evoluir muito. É nossa contribuição para tentar superar esse grave problema social nacional que vivemos. Com a primeira ação, ampliamos o uso da piscina e promovemos a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade”, disse o secretário Álvaro Gomes.
Segundo a diretora da Fundac, Regina Affonso, “este é o primeiro protocolo de parceria que a Fundac firma com outros órgãos, neste formato. O apoio de outras instituições é muito bem-vindo. A parceria é fundamental para garantir aos meninos e meninas em cumprimento de medida socioeducativa atividades que são determinadas pela legislação. Este é um momento extremamente pertinente, pois temos um número crescente de adolescentes em medida de internação, e devemos trabalhar por sua inclusão social”, afirmou a diretora.
Um dos objetivos do protocolo é garantir o acesso dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa em meio fechado a práticas esportivas e melhorar sua socialização, preparando-os para o retorno ao convívio social. O diretor da Sudesb, Elias Dourado, ressaltou que há o interesse na implantação de aulas esportivas também nos locais onde os meninos e meninas são atendidos, a exemplo das Cases.