No mês dedicado ao combate do câncer de mama, a Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia promoveu, nesta quarta-feira (26/10), uma sessão especial para debater a “Campanha Outubro Rosa”.
Proposta pela presidente do colegiado, Fabíola Mansur, e aprovada por unanimidade pelos membros da comissão, a sessão teve como objetivo reforçar a importância da prevenção, mostrar a realidade de quem luta contra a doença e fortalecer a luta por mais acesso aos tratamentos.
Presente na sessão, a deputada Ivana Bastos fez um alerta para a importância da cultura do autoexame. “É nossa responsabilidade disseminar a prática do autoexame, de fazer a mamografia, de ir ao médico para detecção precoce do câncer. Quando detectado em fase inicial, as chances de cura chegam aos 95%, frisou.
Ainda a parlamentar destacou a necessidade de disponibilizar tratamentos de última geração pelo SUS. “Também é necessário que sejam disponíveis tratamentos inovadores no SUS para garantir melhor qualidade à vida dos pacientes, e nós da comissão estamos empenhadas em buscar esses direitos”, afirmou.