A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou na noite da quinta-feira (10), Sessão Solene para entrega do Título de Cidadão Conquistense, no Centro de Convenções Divaldo Franco. Nesse ano foram homenageadas pelo Legislativo, 41 pessoas que escolheram Vitória da Conquista para morar, estudar, trabalhar e que já são considerados filhos da terra, ou que trouxeram benefícios para a cidade.
O Título de Cidadão Conquistense é uma honraria prestada pelo Legislativo, e tem a finalidade de reconhecer a relevância dessas pessoas. Os vereadores reconhecem a entrega do Título de Cidadão Conquistense como um ato de grande importância, uma vez que os homenageados representam as pessoas que vieram de outras cidades para contribuir com o desenvolvimento de Vitória da Conquista.
A Mesa Principal foi formada pela Diretoria da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, presidente Gilzete Moreira (PSD); o 1º vice-presidente, Juvêncio Amaral (PSB); o 2º vice-presidente, Edjaime Rosa Bibia (PMDB); o 1º secretário Nelson de Vivi (PCdoB); o 2º secretário Hermínio Oliveira (PPS); e autoridades presentes, representando o Executivo Municipal, o vice-prefeito Joás Meira (PSB); o deputado estadual José Raimundo (PT), que também representava o deputado federal Waldenor Pereira (PT). O deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB) justificou sua ausência, desejando sucesso ao evento. A vereadora Irma Lemos (PTB) representou o prefeito eleito Herzem Gusmão (PMDB).
O deputado estadual José Raimundo parabenizou a Câmara Municipal de Vitória da Conquista pela prática que faz parte do Calendário da Cidade. “Reconhecendo a trajetória das pessoas que constroem a cidade”, acrescentando que é fundamental pensar nessa direção. Afirmou que a Conquista recebeu a contribuição de geração em geração de pessoas anônimas com muita dinâmica econômica, social e cultural. “As pessoas escolheram para morar, criar seus filhos, irmanados com os que aqui nasceram. Uma cidade aberta, multicultural que abraça a todos. Parabéns aos homenageados”.
A vereadora Irma Lemos disse que essa festa a Câmara Municipal de Vitória da Conquista tem realizado no decorrer dos anos, dando esse título àqueles que adotaram Conquista. “A CMVC tem esse zelo. Dar o título de cidadão aos que trabalham para Conquista crescer”. Afirmou que tal honraria é muito importante para a CMVC e para quem a recebe, pois desde que chegou a CMVC em 2001, “as pessoas sempre agradecem o título recebido”. Parabenizou o vereador presidente Gilzete Moreira e desejou boa festa a todos.
O vice-prefeito Joás Meira iniciou “saudando aos futuros cidadãos conquistenses que honrosamente recebem o título. A todos que ao largo de sua história, contribuem para o desenvolvimento da cidade”. Acrescentou que Conquista é uma cidade boa para viver, constituir família e investir. Parabenizou a todos, dizendo ser uma noite de festa, celebração e gratidão. “Continuemos a fazer uma cidade melhor. Esqueçamos as diferenças políticas, e ideológicas. Pense no que é comum a todos”. Finalizou desejando êxito ao próximo chefe do executivo municipal.
O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, vereador Gilzete Moreira começou seu pronunciamento agradecendo a Deus. Na sequência fez uma saudação pessoal a cada vereador. Também citou os convidados “que vieram trazer apoio e abraço aos homenageados”. Deixou o texto bíblico de Gálatas 6.9 aos novos cidadãos conquistenses. “Não nos cansemos de fazer o bem”. Acrescentou que “todos devem continuar servindo, abençoando vidas”. Explicou que a honraria é um prêmio e incentivo a todos para continuar o trabalho. “Prestamos nossa homenagem e muito obrigado”. Finalizou seu pronunciamento agradecendo a presença dos vereadores recém-eleitos.
Na abertura do evento foi apresentado um vídeo institucional mostrando os dois últimos anos de trabalho da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, período que corresponde ao mandato da atual Mesa Diretora.
A Sessão Solene teve a participação da Coordenadora do Conservatório Municipal de Vitória da Conquista, pianista Norma Eliete Guimarães Vieira, tocando ao teclado o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Vitória da Conquista.
A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foi realizada pelo intérprete Pedro Ernesto Santos Neves que faz parte do quadro de funcionários do Sistema da Universidade Estadual do Sudoeste na Bahia (Uesb) de Rádio e Televisão.
Homenageados
Marilene Ferraz Barbosa
Washington Luiz Maciel Coutinho
Alceu José dos Santos
Mario Henrique Brandão
Rodrigo Ravazzi
Samuel Costa Brito
Edméia Ribeiro de Oliveira
José Alencar da Silva
Lourival Francisco Galvão
Manoel Pedro da Silva Junior
Mariza Carvalho Silva
Maurilio Marcio dos Santos Caldeira
Edicelia Brandão Dias
Ivonete Souza do Prado
Ana Fernandes dos Santos
Aroldo Francisco Vieira
Domingos Pascoal Barros Ribeiro
Sóstenes Moan Brito Almeida
José Gonçalves de Souza
Manuelito Menezes Café
Ezequiel Oliveira Souza
Simião Célio de Oliveira
Idelson Silva Viana
Juan Antonio Planells Ros Junior
Nelson de Oliveira Sobrinho
Roxana Pierre de Montenegro Figueira Freitas
Ana Paula Fagundes Rocha
José Carlos Lima
Adelino Costa Pinheiro
Lázara Abadia de Oliveira Figueira
Sadi Américo Frota
Vera Lúcia Maria Vieira
André Máximo Braga Horácio
Karina Martins Camilo
Rivaldo Santos Costa
Arlete Machado Cordeiro
Juraci Peixoto Amaral
Otacílio Felisberto Santos
Edmundo dos Santos Pereira
Lorena da Silva Vitória Santos
Wilson Soares Leite