redacao@jornaldosudoeste.com

Dia da Consciência Negra será celebrado na Faculdade Maurício de Nassau

Publicado em

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra e a Faculdade Maurício de Nassau, através do curso de Pedagogia, está contribuindo com a recordação dessa data por meio de atividades que incluem palestras e oficinas nos dias 18 e 19 de novembro. O objetivo da iniciativa é levantar um debate sobre os desafios referentes aos aspectos tensionais e de perspectivas no cenário brasileiro sobre a necessidade de conviver com a diversidade étnico-racial.

            

Segundo a coordenadora do curso, Gilma Benjoino, a motivação da ação se dá principalmente por existir uma necessidade de ampliação da discussão sobre o estudo das relações étnico-raciais e o ensino da história, cultura afro brasileira e africana nos currículos escolares de todo País. A ideia é justamente “fomentar  multiplicadores na necessidade de conviver com as diferenças, com a diversidade cultural e o combate ao racismo e as discriminações correlatas”, defende.

 

Realizarão as palestras: a professora Luciene Rocha com o tema “Os desafios de conviver com a Diversidade étnico-raciais” e a professora Niltânia Brito Oliveira com o tema “20 de novembro Dia Nacional da Consciência Negra”, ambas mestrandas em Educação pela UESC – Universidade Estadual de Santa Cruz e em docência Universitária pela UTN- Universidade tecnológica Nacional de- Buenos Aires- Argentina. As palestras serão realizadas às 19h desta sexta-feira (18). E no sábado (19) será realizada uma oficina de capoeira “Oficina de Capoeira como resistência do povo Negro Oficina de penteados e turbantes Afro e de Dança Afro”, com Andreia Acordeon, dentre outros.

 

O evento será realizado na própria instituição, localizada na Av. Otávio Santos, nº 158, Centro. Maiores informações 77 3429 6450.

Deixe um comentário