redacao@jornaldosudoeste.com

No Nordeste, Bahia atinge recorde de inadimplência para micro e pequenas empresas, revela Serasa Experian

Publicado em

Estado registrou mais de 300 mil empreendimentos com o CNPJ no vermelho, a maior quantidade desde 2016, início da série histórica do índice

Por: Victoria Bernardes/Serasa Experian

Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian revelou que, em março deste ano, o estado da Bahia alcançou um número histórico de micro e pequenas empresas (MPEs) inadimplentes. Foram 304.245 negócios desses portes com o CNPJ no vermelho, a maior quantidade desde 2016, início da série histórica do índice. Veja no gráfico abaixo dados sobre os demais estados do Nordeste:
A análise regional mostrou que o Sudeste liderou com o maior número de MPEs inadimplentes (3.051.029). O Nordeste ficou em segundo lugar (966.236), seguido pelo Sul (937.695), Centro-Oeste (502.879) e Norte (307.391). Confira no gráfico a seguir a quantidade de empreendimentos negativados por Unidade Federativa (UF):
Cenário nacional também é de inadimplência das micro e pequenas empresasDentre as 6,5 milhões de companhias inadimplentes no Brasil em março deste ano, a maior parcela (5,76 milhões) era composta por micro e pequenos negócios (MPEs). “Atrelados a um cenário econômico ainda instável, os empreendimentos de portes menores são mais suscetíveis à inadimplência. Isso porque, geralmente, possuem menos fluxo de caixa e reservas financeiras reduzidas para arcar com emergências. Além disso, contam com empreendedores de primeira viagem, que ainda não possuem um controle financeiro totalmente assertivo dentro do mercado e acabam se endividando”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 
Veja no gráfico abaixo os dados completos sobre a evolução mensal:
O segmento que estava mais presente na inadimplência de micro e pequenas empresas foi o de “Serviços”, que representou 52,7% do total. Os negócios do “Comércio” também tiveram uma participação significativa, equivalendo a 38,9% das MPEs negativadas. Em seguida, estava a “Indústria” (7,8%) e a categoria “Demais” (0,5%), que contempla empreendimentos “Primários”, “Financeiros” e do “Terceiro Setor”.
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.MetodologiaO Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas contempla a quantidade de empresas brasileiras que estão em situação inadimplência, ou seja, possuem pelo menos um compromisso vencido e não pago, apurado no último dia do mês de referência. O Indicador é segmentado por UF, porte e setor. Soluções da Serasa Experian para CNPJs É muito importante, para a saúde do negócio, ter insumos que auxiliem nas tomadas de decisão e na conquista de melhores resultados. Por isso, a Serasa Experian desenvolveu um enxoval de soluções para que os empreendedores tenham sempre a melhor ferramenta ao alcance. Existe a possibilidade de consultar o CNPJ próprio e de fornecedores, contar com uma inteligência para recuperação de dívidas que negocia de forma saudável com os clientes devedores, emissão de certificado digital para realizar processos menos burocráticos e mais seguros e muitas outras possibilidades. Clique aqui e fique por dentro

Foto de capa: Freepik

Deixe um comentário