redacao@jornaldosudoeste.com

Waldenor apoia ministra Margareth Menezes na reconstrução do MINC

Publicado em

WhatsApp
Facebook
Copiar Link
URL copiada com sucesso!

Por: Joana D’ark Cunha dos Santos

Na oportunidade da apresentação da ministra Margareth Menezes à  Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados sobre as prioridades do Ministério da Cultura para 2023, nesta última quarta-feira (3), o deputado Waldenor Pereira (PT) manifestou o total apoio ao enorme desafio de reconstrução do Minc, cuja estrutura e status foram desmontados pelo governo anterior, que transformou a cultura em um dos seus principais alvos de ataques.
Membro titular da Comissão de Cultura da Câmara Federal, Waldenor Pereira saudou a ministra e sua equipe. Foi quando falou sobre o quadro  desolador deixado pelo governo anterior, que reduziu a antiga estrutura organizacional e o status do Minc para secretaria, esvaziou e extinguiu programas de incentivo à produção cultural, cortou recursos e promoveu uma série de ataques contra artistas e trabalhadores do setor, dentre outras “aberrações”.

“O governo que nos antecedeu, foi um governo genocida e negacionista, que atraiu para a cena política brasileira uma pauta reacionária e conservadora, de muita intolerância com os negros, as mulheres, os indígenas, com os pobres, com os nordestinos; de restrições de direitos, de ameaça à nossa democracia e soberania; e elegeu como alvo principal das suas agressões a cultura brasileira. Por isso, o desafio do nosso governo é enorme, mas contará com todo o nosso apoio no Congresso Nacional”, assegurou o deputado.
Apoio cultural e Fligê
Na audiência da comissão, que foi realizada no plenário 10 da Câmara dos Federal, o deputado Waldenor aproveitou para convidar publicamente Margareth Menezes para retornar à Feira Literária de Mucugê (Fligê-BA) na próxima edição, de 16 a 20 de agosto, na condição de ministra. Ela havia participado da última Fligê, em 2022, como artista, e disse que terá grande satisfação em retornar. O parlamentar inclusive  vai formalizar o convite em audiência que solicitou com ela e o secretário de Formação, Livro e Leitura do MINC, Fabiano Piúba, também presente na apresentação da ministra.
Apresentando-se como um deputado que atua apoiando diferentes iniciativas culturais, através de suas  emendas parlamentares e de gestões junto aos órgãos públicos, Waldenor Pereira falou do incentivo do seu mandato à realização de festivais musicais, estudantis, mostras de cinema e ao projeto Neojobá, que em Vitória da Conquista-BA,  oferece formação musical a 200 alunos. Além disso, vem apoiando a realização de feiras literárias na Bahia, a exemplo da Fligê que vai para a sua 7ª edição.

Foto de capa: Divulgação

Deixe um comentário

Jornal Digital
Jornal Digital Jornal Digital – Edição 745