O calendário de pagamentos segue o último número do Número de Inscrição Social (NIS)
Por: Sophia Stein/Brasil 61
A primeira parcela do 13º salário começará a ser distribuída aos mais de 37 milhões de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a partir do dia 25 deste mês. A informação foi repassada pelo governo federal.
O calendário de pagamentos é de acordo com o último número do Número de Inscrição Social (NIS). Aqueles que recebem até um salário mínimo terão as parcelas disponíveis a partir do dia 25 de maio e 25 de junho. Para os que recebem acima desse valor, o pagamento será entre os dias 1 e 7 de junho.
Calendário de pagamento até um salário mínimo
Final do NIS – 1ª parcela / 2ª parcela
1 – 25 de maio / 26 de junho
2 – 26 de maio / 27 de junho
3 – 29 de maio / 28 de junho
4 – 30 de maio / 29 de junho
5 – 31 de maio / 30 de junho
6 – 1 de junho / 3 de julho
7 – 2 de junho / 4 de julho
8 – 5 de junho / 5 de julho
9 – 6 de junho / 6 de julho
0 – 7 de junho / 7 de julho
Calendário de pagamento acima de um salário mínimo
Final do NIS – 1ª parcela / 2ª parcela
1 e 6 – 1 de junho / 3 de julho
2 e 7 – 2 de junho / 4 de julho
3 e 8 – 5 de junho / 5 de julho
4 e 9 – 6 de junho / 6 de julho
5 e 0 – 7 de junho / 7 de julho
O conselheiro do Conselho Regional de Economia do estado de São Paulo Carlos Eduardo Oliveira explica que a antecipação das parcelas do 13° do INSS movimenta a economia, pois faz com que a circulação de dinheiro seja maior. “Esses recursos vão ser utilizados para adquirir produtos e serviços enriquecendo e movimentando ainda mais a nossa economia”.
O que fazer com o dinheiro?
O economista e diretor financeiro da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresariais (CBRASE), Guidi Nunes, orienta aos beneficiários que tiverem o orçamento de seus gastos organizados, que guardem o dinheiro para investimentos futuros e aqueles que possuem dívidas, principalmente aquelas com juros altos, que à medida que tiverem condições, irem liquidando os débitos aos poucos.
“Pra que quitar dívida, principalmente do consignado? Para aumentar a liquidez, quer dizer, ele tem uma aposentadoria líquida ou pensão líquida maior todo mês”, enfatiza.
Quem tem direito ao 13° salário do INSS
As pessoas que têm o direito de receberem o 13º salário são aqueles que possuem o benefício do INSS, tais como:
Auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença);
Auxílio-acidente;
Aposentadoria;
Salário-maternidade;
Pensão por morte;
Auxílio-reclusão.
Mais informações
Para mais informações sobre o benefício, é possível ligar para o telefone 135, acessar o site oficial do INSS ou entrar no aplicativo Meu INSS que está disponível para download gratuito na App Store e na Google Play.