A população de Livramento de Nossa Senhora e municípios da microrregião conta agora com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) com capacidade para atender em média 350 pessoas por dia. A Unidade foi oficialmente inaugurada no último dia 26 em ato presidido pelo prefeito do município, médico Paulo César Cardoso de Azevedo que contou com a presença de membros do primeiro escalão do Governo Municipal, profissionais de Saúde, representantes de segmentos organizados da sociedade civil e lideranças políticas e comunitárias. Entre os presentes o futuro prefeito do município, fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede Sustentabilidade. O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, com contrapartida do município, investiu cerca de R$ 2 milhões nas obras físicas e aquisição de equipamentos.
Localizada no Bairro Benito Gama, a UPA24 Horas o nome do médico Marilton Tanajura Matias, falecido em janeiro de 2014. Médico de reconhecida competência e relevantes serviços prestados à população local e regional, o livramentense Marilton Tanajura Matias foi prefeito de Dom Basílio.
A Unidade, que já iniciou o atendimento a população, vai assegurar a descentralização da assistência de Baixa Complexidade e descongestionar o Hospital Municipal de Livramento, que passará a atender apenas casos de internação e cirurgia. São 25 leitos, sendo cinco de Urgência e Emergência, 12 para observação de pacientes adultos, seis leitos para observação pediátrica, e dois leitos de isolamento (masculino e feminino). A UPA conta também com quatro consultórios médicos, sala para Raio-X, Sala para Eletrocardiografia, sala de inalação, duas salas de sutura, sala de medicação, sala de pequenos procedimentos e dois postos de Enfermagem para preparação de medicações.
À reportagem do JS, o prefeito Paulo César Cardoso de Azevedo (PMDB) destacou a importância do empreendimento, lembrando que a Unidade de Saúde é “um espaço do povo e para o povo de Livramento de municípios vizinhos”. Segundo o prefeito, a inauguração da UPA 24 Horas marca de forma definitiva sua gestão, que teve como uma das prioridades a meta de atender cada vez mais e melhor a população livramentense.
O peemedebista Paulo César Cardoso de Azevedo, que no próximo domingo, 1º de janeiro de 2017, estará transmitindo o cargo de prefeito para o fruticultor José Ricardo (Ricardinho) Assunção Ribeiro, da Rede Sustentabilidade, nos últimos quatro anos o Governo Municipal investiu o máximo possível em Saúde Pública. “Porém, é preciso estar consciente sempre que essa (investimentos em Saúde Pública) é uma conta que nunca fecha, uma demanda que não cessa, o que deve nos manter, gestores e profissionais da Saúde, nessa busca permanente da melhoria na qualidade das nossas estruturas e serviços”, concluiu.