redacao@jornaldosudoeste.com

Tabela de piso mínimo de frete sofre atualização e média geral fica em -3,00%

Publicado em

No dia 23 de maio, a ANTT divulgou nova atualização sobre a redução

Por: Imprensa IPTC

No dia 23 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou nova atualização sobre a redução dos valores dos pisos mínimos de frete, por meio da Portaria Suroc nº 11 no Diário Oficial. O reajuste considera o preço final do Diesel S10 nas bombas, uma vez que a Lei nº 13.703/2018 determina que a tabela seja reajustada sempre que houver oscilação no valor do combustível superior a 5%, seja para baixo ou para cima. 
De acordo com levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na semana de 14 a 20 de maio de 2023, o preço médio do DIesel S10 ao consumidor ficou em R$ 5,46 por litro, contra R$ 5,79 apresentado desde a publicação da Portaria Suroc nº 08/2023, quando ocorreu o último reajuste na tabela de frete.
Com isso, o Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) realizou nova análise do impacto geral no setor. Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora de projetos do IPTC, “podemos verificar que quem sofreu a maior redução foi a tabela D, quando há contratação apenas de veículo de carga de alto desempenho. Além disso, a portaria vigente apresenta uma redução média nos valores de -3,00%, quando comparada imediatamente com a resolução anterior.”:
Tabela 1 – Impacto geral por tipo de tabela
Isoladamente, quem sofreu o maior impacto foi o transporte de carga frigorificada/aquecida – tabela D, considerando as variações de CCD previstas na legislação, atingindo -3,62% de redução. 
Tabela 2 – Variação média em cada tabela considerando o coeficiente CCD
No site do IPTC está disponível para o transportador os novos valores encontrados na Portaria nº 11.Acesse: http://iptcsp.com.br/calculadora-do-piso-minimo-de-frete/__________________________Sobre o IPTC – O Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), realiza estudos e análises voltadas para o transporte rodoviário de cargas em todo o país, com ferramentas que auxiliam colaboradores e contratantes do segmento. Além disso, faz a captação de dados para apresentar a evolução do setor em uma perspectiva geral, com embasamento técnico. Torna-se uma importante fonte para conhecer e aprimorar os serviços do TRC em suas diversas vertentes.
Foto de Capa: banco de imagem/Canva

Deixe um comentário