redacao@jornaldosudoeste.com

Madrugada de terror em Bom Jesus da Lapa

Publicado em

Uma tentativa de assalto aos Terminais Eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Banco Bradesco, em Bom Jesus da Lapa, no início da madrugada desta segunda-feira (23), terminou com o saldo de três mortos – um assaltante e dois Policiais Militares que foram feitos reféns pelo bando na fuga e assassinados – e um PM ferido.

Por volta de 23hs30 do domingo (22), cerca de quarenta bandidos fortemente armados e utilizando quatro veículos SW4 e Hilux invadiram a cidade, inicialmente detonando transformadores de energia elétrica, mas foram surpreendidos pela ação de homens da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar e da Companhia Independente de Polícia Especializada (Cipe/Cerrado).

Em meio ao intenso tiroteio, um dos bandidos foi alvejado e, apesar de socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), não resistiu aos ferimentos e já chegou sem os sinais vitais à Emergência do Hospital Municipal Carmela Dutra. O Policial Militar José Cardoso Pereira também foi ferido na ação, atingido por disparos na perna e no quadril, tendo sido socorrido por uma ambulância do Samu e encaminhado ao Hospital Municipal, onde foi medicado e segundo informações oficiais, não corre risco de morte.

Na fuga, os marginais abandonaram um veículo Toyota SW4 com explosivos, armas, coletes  antibalisticos, máscaras e munições e queimaram outros na tentativa de impedir a perseguição policial. Ainda na fuga, foram feitos reféns os Policiais Militares Everton Oliveira de Santana, 26, e Gilberto Lemos Silva Júnior, 28, que posteriormente foram assassinados e abandonados no Bairro de Salina, na periferia da cidade.

 

Os marginais também espalharam na rota de fuga, no perímetro urbano e no trecho da BR-430 e na BA-160 [Bom Jesus da Lapa/BR-030, no entroncamento para o município do Iuiu], diversos miguelitos (artefatos de aço para furar pneus).  

Homens das Companhias Independentes de Polícia Militar de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória, do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, das Companhias Independentes de Polícia Especializada (Cipe/Cerrado, Cipe/Chapada, Cipe Semiárido e Cipe/Sudoeste), do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Drapo), além de agentes das Coordenadorias de Polícia Civil do interior da região estão desenvolvendo uma grande operação, com apoio do Comando de Operações de Inteligência da Polícia Militar visando a captura dos marginais. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar também participam das buscas.

Duas aeronaves e homens do Grupamento Aéreo da Polícia Militar também participam das buscas aos marginais – Foto: Divulgação

A Comando da Polícia Militar do Estado da Bahia fez e vem mantendo contato com as autoridades de Segurança Pública dos Estados do Tocantins, Goiás e Minas Gerais com o objetivo de fortalecer o cerco policial nas Divisas e contribuir para a captura do bando.

Com o bandido morto no confronto com os Policiais Militares foi encontrado uma Cédula de Identidade em nome de Tiago da Silva. O documento já está em poder do departamento de Polícia Técnica para que seja atestada sua autenticidade. Segundo o Delegado Titular da 24ª Coordenadoria de Polícia Civil do Interior, Bal. Jackson Luiz Trindade Neves, se a identidade do criminoso for confirmada, a Polícia terá condições de rapidamente chegar aos líderes e demais integrantes da quadrilha.

Deixe um comentário