Com o compromisso de trabalhar sempre com transparência, reconhecendo a importância de manter um diálogo aberto com a classe dos servidores públicos municipais, o prefeito municipal de Itambé, Eduardo Gama, convocou na tarde da última sexta-feira (27) uma reunião com os representantes do Departamento Jurídico da Aplb/Sindicato e do Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos (Sinditatiba).
A finalidade do encontro foi ouvir os representantes das categorias e esclarecer alguns pontos do Projeto de Lei Complementar Nº 001/2017 e Projeto de Lei Nº 003/2017, que propõem entre outras mudanças, alterações no Regime Jurídico Único, mas que não tiveram, no entanto o entendimento esperado pelos servidores e por parte da sociedade.
Após uma conversa serena e completamente baseada no respeito que o Poder Público Municipal tem sobre a classe servidora, o prefeito e os representantes dos Sindicatos deixaram confirmado que, em um curto prazo, será definida uma data para que Eduardo Gama, através de Assembleia convocada pelas instituições representativas, esteja, não apenas apresentando as mudanças propostas pelo Executivo, como também explicando e alterando, se preciso for, os pontos que não ficaram claros nos Projetos indicados. Para o prefeito, a prioridade nesta Assembleia será ouvir toda a categoria no que diz respeito às suas dúvidas e seus anseios.
Durante a reunião, Eduardo esclareceu que, diante das dívidas exorbitantes herdadas do passado, da completa falta de organização encontrada no Sistema Administrativo do Município e também ciente das suas obrigações perante a sociedade como um todo, não teve intenção alguma de prejudicar os servidores com as mudanças propostas. “Os direitos dos servidores são prioridades e sempre serão respeitados por este Governo”, ressaltou o prefeito, explicando que o intuito da Prefeitura foi buscar saídas para resolver problemas financeiros históricos que em pouco tempo poderão levar o município a uma situação extrema de desequilíbrio fiscal, o que infelizmente poderá penalizar uma população inteira.
O diretor da Aplb/Sindicato, Lucas Oliveira, considerou a reunião bastante produtiva, já que o prefeito sinalizou de imediato que não terá mais a prioridade de encaminhar os Projetos sem a avaliação prévia entre os Jurídicos dos Sindicatos e do Município, como também sem antes abrir as discussões com a categoria. “A intenção clara do prefeito é chamar os servidores e tentar esclarecer as informações o máximo possível para todos chegarem a uma solução que agrade ambas as partes”, destacou o diretor.
Também satisfeito com o resultado da reunião convocada pelo prefeito, o diretor do Sinditatiba, José Eduardo Vieira, destacou a importância desse contato aberto entre os representantes de classe e o Governo. “Nesse encontro, chegamos a um entendimento e o prefeito demonstrou compromisso com os servidores e um enorme interesse em dialogar com a categoria”, reafirmou.
Além do prefeito, Eduardo Gama, do diretor da Aplb/Sindicato, Lucas Oliveira, e do diretor do Sinditatiba, José Eduardo, a reunião também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Sinvaldo Abreu (Ceçula); da secretária de Educação, Alecciene Gusmão; do assessor municipal, Alex Amorim; dos assessores jurídicos da Prefeitura, Javan Senna e Kaio Brito; do assessor jurídico da Aplb/Sindicato, Tadeu Cincurá; além da professora Itana Mara Freitas, representando os professores; da assessora Larissa Assunção e do advogado Alexandre Xandó.