Saiba como praticar exercícios físicos em casa de forma segura e os benefícios para a saúde
Por: Flávia Viana/Conversion
A procura por um estilo de vida saudável e a adesão das práticas de exercícios físicos aumentaram nos últimos anos, visto que as pessoas estão cada vez mais conscientes sobre a importância da atividade física para a saúde do corpo, da mente e por questões estéticas.
De acordo com o Ministério da Saúde, no ano de 2021, o percentual de pessoas que praticavam algum exercício físico moderado em seu tempo livre aumentou para 36,7%. Os dados são de uma pesquisa que mensurou resultados entre 2006 e 2021.
O Distrito Federal é a unidade federativa em que os adultos mais são adeptos à vida em movimento, com 46,6% da população fazendo, pelo menos, 150 minutos por semana. Já o menor índice fica em São Paulo, com 27,5%.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que façamos 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de alta intensidade por semana. Entretanto, cerca de 23% dos adultos em todas as partes do mundo não atingem esse marco.
Isso muitas vezes é justificado pelas rotinas cansativas e pela falta de tempo. No entanto, muitas pessoas estão deixando as desculpas de lado e utilizando espaços em suas agendas para encaixar algum tipo de atividade física.
Mesmo longe das academias, os adeptos da musculação também criaram alternativas para praticá-la, mas é importante ressaltar que tudo deve ser feito com a devida orientação e segurança para evitar possíveis lesões. Abaixo, confira algumas dicas para melhorar a sua performance nos treinos em casa:
Orientações e cuidados para fazer musculação fora da academia
Alguns quesitos precisam ser levados em consideração, como o local e os equipamentos a serem utilizados. Escolha um lugar arejado, iluminado e espaçoso. É importante estar com roupas e calçados apropriados também, além de caprichar no alongamento para evitar contusões.
Não tente “inventar” novas utilidades para acessórios como elásticos ou para os pesos, use-os com cautela e de acordo com as recomendações de um profissional ou da própria fabricante.
Controle a intensidade e veja como o seu corpo está reagindo aos movimentos. Mantenha uma rotina com foco e constância para aprimorar seu condicionamento físico, assim você terá resultados melhores. Atente-se sempre a sua postura e a execução correta dos exercícios, conforme as repetições, cadência, velocidade e técnica.
Atualmente existem diversos programas de treinamento a distância para te ajudar, e eles podem ser assistidos em diversos aparelhos com conexão de internet, seja pelo computador, celular ou por uma TV de 50 polegadas. O importante é prestar muita atenção nas orientações dos profissionais, independentemente do meio em que estiver assistindo.
As vantagens de praticar exercícios físicos regularmente
Além de auxiliar na diminuição do peso, na resistência muscular e na sensação de bem-estar, de acordo com especialistas, os benefícios da atividade física em todas as idades impactam diretamente na manutenção da nossa saúde corporal, como, por exemplo:
- Melhora na circulação sanguínea e diminuição dos riscos de doenças cardíacas;
- Fortalecimento do sistema imunológico, ossos, articulações e músculos;
- Ajuda no controle da glicemia e da pressão arterial;
- Combate a ansiedade, depressão e o estresse.
Foto de Capa: iStock