redacao@jornaldosudoeste.com

Graduação na UESB: Que profissão é essa? O sociólogo na construção da sociedade

Publicado em

Como Funciona a Sociedade ? De que forma a humanidade está organizada ?

Por: Boletim UESB

Como funciona a sociedade? De que forma a humanidade está organizada? Com foco em estudar essa dinâmica social e os processos que integram e impactam os mais diversos grupos humanos, o sociólogo passa por uma formação de nível superior. Por meio do curso de Ciências Sociais, esse profissional poderá atuar em diversas áreas, indo desde a sala de aula até o campo de consultorias e a realização de pesquisas.

Seguindo a carreira de professor, Lucas Oliveira se licenciou no curso de Ciências Sociais da Uesb em 2019. Já no ano seguinte, foi convocado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para assumir o cargo de professor da Educação Básica. “Senti um frio na barriga, mas estava seguro da minha formação na Uesb, que havia me dado base e ferramentas para compreender e lidar com o ambiente escolar”, conta.

Lecionando Sociologia, Lucas afirma que, mesmo com a Reforma do Ensino Médio, o componente curricular ainda está presente, o que abre espaço para atuação dos profissionais que desejam trabalhar na Educação Básica. “No entanto, devemos sempre estar atentos e prontos para defender a permanência da Sociologia nos currículos das escolas brasileiras, uma vez que a história da Sociologia na Educação Básica é atravessada pela intermitência, infelizmente”, afirma.

William Breno Moreira também é egresso da licenciatura na Uesb e atua no município de Sebastião Laranjeiras (BA), na rede estadual de ensino. Apesar dos problemas enfrentados na área, William lembra que a formação em Ciências Sociais exige dedicação. “Os professores são de altíssimo nível. A leitura de livros e mais livros, artigos e mais artigos, é o motor do curso – e sua peculiaridade -, o que o torna encantador”, pontua.

Em seus anos de atuação, William não deixa de mencionar os desafios enfrentados, como o impacto significativa da pandemia de Covid-19 no processo de aprendizagem dos alunos e o reflexo da Reforma do Ensino Médio. “Os desafios para quem se forma no curso de licenciatura em Ciências Sociais são enormes”, pontua o sociólogo, que complementa: “minha formação no curso de Ciências Sociais foi irreparável, nos prepara para as mais diferentes dificuldades e adversidades. É uma formação completa, para sala de aula e para a vida”, destaca.

O sociólogo em outros espaços – Além da atuação direta em sala de aula, o curso abre portas para o trabalho em assessoria, consultoria, pesquisa, entre outras. Durante a formação, três grandes áreas serão exploradas: a Antropologia (estudo das mais distintas culturas humanas); a Ciência Política (compreensão de sistemas políticos e políticas públicas, por exemplo); e a própria Sociologia (investigação da dinâmica social baseada em processos históricos).

Segundo o professor José Ricardo Marques, coordenador do curso na Uesb, o estudante que passar pela graduação na Instituição sairá não só licenciado na área como apto para atuar como sociólogo em outros espaços. “Embora nosso curso seja de licenciatura, essa gama de possibilidades está relacionada ao fato de nós formamos sociólogos. Nós temos a particularidade de termos essa dupla identidade no curso”, explica.

Outra possibilidade latente para o sociólogo é a atuação na formação de outros professores, indo desde aqueles que atuam na Educação Básica até chegar aos cursos de nível superior. Essa formação pode acontecer em forma de capacitação complementar, com temáticas atuais, como, por exemplo, a inclusão, na base de conteúdos educacionais, da história e cultura indígena e afro-brasileira.

No nível superior, José Ricardo explica que as Ciências Sociais estão intimamente relacionadas com a visão de identidade das mais diversas profissões e em como elas atuam na sociedade. “Nosso curso é uma área central na formação dos cursos superiores, porque praticamente todos os cursos demandam o ensino ou de Sociologia ou de Ciência Política e algumas até de Antropologia”, pontua.

O curso na Uesb – Criado em 2011, a graduação só foi iniciada em 2013 e conta com cinco turmas formadas atualmente. Em modalidade de licenciatura, o curso funciona no campus de Vitória da Conquista, em período matutino. Para a conclusão, o estudante dedicará oito semestre de formação.

Além das disciplinas relacionadas, diretamente, com as três grandes áreas (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), os licenciados terão contato com conteúdos de didática, vinculados ao processo de formação de professores. Nessa trajetória, a realização de estágios será obrigatória, passando tanto por ambientes escolares como espaços não escolares. Além disso, projetos interdisciplinares farão parte dessa formação, onde o aluno irá atuar, na prática, com conteúdos estudados no curso.

Para conclusão do curso, o estudante deverá entregar uma monografia. Atualmente, um processo de ampliação das formas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) está em processo de implementação. A partir dela, será possível optar também por um memorial descritivo interpretativo do Estágio Curricular Obrigatório; um projeto de intervenção a ser desenvolvimento em espaços formais e informais de educação; ou a produção de material didático ou paradidático em Ciências Sociais (formato impresso, audiovisual ou web).

Conheça mais sobre o curso de Ciências Sociais clicando aqui

Foto de Capa: Boletim UESB

Deixe um comentário