A Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria Municipal de Administração, iniciou nesta quinta-feira (02), o trabalho de apreensão de animais de grande porte, como cavalos e espécies semelhantes, que forem encontrados soltos em vias públicas.
De acordo com a Prefeitura, a medida está baseada nos Artigos 199, 200 e 201 do Código de Postura do Município, Lei nº 102, de 30 de dezembro de 1967, e tem como finalidade manter a organização da cidade, bem como o bem-estar e a segurança da população. Os animais apreendidos serão conduzidos para um lugar apropriado, um curral municipal, onde irão dispor de alimentação e água.
Ainda conforme o Código de Postura, os proprietários dos animais recolhidos terão um prazo de 48 horas para retirá-los do curral municipal. Caso a retirada não ocorra, o responsável pelo animal apreendido estará sujeito às penalidades previstas em Lei.
O secretário municipal de Administração, Alex Amorim, afirma que espera contar com a compreensão e colaboração dos criadores, uma vez que a medida, além de estar determinada em Lei, tem como objetivo prioritário manter a ordem municipal. “Com seriedade e respeito, tenho certeza que será possível contar com o apoio de todos os criadores e assim, promover mudanças de comportamento visando o bem comum”, destacou o secretário.