redacao@jornaldosudoeste.com

AGAMENON LIMA DE SANTANA|WILMA LÚCIA PEREIRA SANTANA

Publicado em

AGAMENON LIMA DE SANTANA

*03/09/1941

WILMA LÚCIA PEREIRA SANTANA

*10/12/1945

Agamenon Lima de Santana nasceu do dia 3 de setembro de 1941 no município baiano de Ituaçu/BA, filho de Joaquim de Souza Lima e D. Maria de Lourdes Santana Lima.

O casal Joaquim e Maria de Lourdes teve os seguintes filhos: Guido, Elzo, Agamenon, Gildázio, Dailton, Gabriel, José, Eulália e Ana Cláudia.

Em 1958 mudou-se para Brumado, com 17 anos de idade, onde continuou os estudos do curso primário e concluiu o Técnico em Contabilidade no Colégio Estadual de Brumado, em 1973; nesse mesmo ano, casou-se com Wilma Lúcia Pereira, natural de Anagé/BA, nascida em 10/12/1945. Casada passou assinar Wilma Lúcia Pereira Santana CASAMENTO NO RELIGIOSO E CIVIL E FILIAÇÃO, advindo dessa união os filhos Danilo, Glauber e Alana Pereira Santana.  Estudou no Colégio Estadual de Brumado – CEB, Cursou e se formou na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste. Atualmente é professora aposentada.

Agamenon durante 10 anos, trabalhou na firma Evan Contabilidade e Registros Comerciais, começou como auxiliar de escritório e assim que se formou foi promovido a gerente do escritório.

Permaneceu no cargo até ser escolhido pelo cunhado Evan dos Santos Azevedo, virtual candidato a prefeito pelo MDB, que teve sua candidatura impugnada por registro fora da época, conforme alegação da justiça eleitoral. Diante desse imbróglio, o advogado do MDB, Josaphat Marinho, foi convocado para dar respaldo a substituição, e a escolha recaiu em Agamenon Lima de Santana com aquiescência de Evan, por ser seu funcionário e cunhado, filiado ao MDB, desde a fundação em 1976, pessoa da sua confiança.

Agamenon não era político militante e a sua candidatura foi providencial, como não havia tempo para imprimir nova chapa, a justiça autorizou  a se votar no nome de Evan e os votos contabilizados para Agamenon que foi eleito com 6.125 votos para governar no período de 1977 a 1980, prorrogado para 1982 pelo regime Militar para coincidência dos mandatos. Com essa decisão do governo militar, o vice-prefeito Edmir Edvar Lôbo se demitiu por não concordar com essa decisão e em seu lugar foi eleito o vereador Jair dos Santos Souza (MDB).

Compartilharam da administração do seu governo a seguinte equipe Membros da Mesa Diretora: Vice-prefeito Edmir Edvar Lôbo; Chefe de Gabinete Evan Santos Azevedo; Procurador Jurídico Ivan Figueiredo Dourado; Assessor do prefeito José Luiz Alves Ataíde; Serviço de Administração Geral Dailton Santana Lima; Serviço de Administração Financeira Erico Dias Lima; Divisão de Educação e Cultura Irene Carvalho Pessoa; Divisão de Saúde e Assistência Social o médico Gilberto Alves Teixeira; Divisão de Obras e Serviços Urbanos José Meira de Oliveira; Divisão Municipal de Estradas de Rodagem. Dênis Lima Milhazes.  Vereadores: Newton Lírio Castro, Gilberto Santos Galvão, Hipólito Araújo Moura, José Osmar Falcão Leite, Jair Santos Souza, Sebastião Almério Borges, Aguiberto Lima Dias, Sinval Souza Neves, Gonçalo Pedro da Silva e Manoel de Souza Lima.

Em seu discurso de posse declarou: “O futuro que nos aguarda trará, no bojo, novas gerações que nos vão cobrar sem concessão o que lhes legarmos, pela nossa operosidade, ou pela nossa incompetência. E, aos nossos filhos desejamos uma sobrevivência digna e pacífica”.

 Agamenon defende o esforço comum em benefício da sociedade, e diz: esse é o objetivo que move o homem público a se candidatar para exercer de forma consciente o mandato outorgado pelo povo. Conclamou a todos a se darem às mãos para edificarem um futuro promissor e melhor para todos que não haverá limite para suas realizações.

 Declarou em seu discurso de recepção ao Governador Roberto Santos, que veio à Brumado para inauguração de obras: energia hidráulica, barragem e ligação asfáltica com Vitória da Conquista, obra não concluída pelo não cumprimento da empreiteira, omitindo-se em não cumprir o contrato, essa obra de suma importância para o município, um velho sonho brumadense; e mais, que a sua preocupação e o seu interesse era pelo bem-estar, pela prosperidade, pela grandeza e pelo desenvolvimento do município sem se deixar levar pelos caminhos político-partidário. Esse é o dever do Poder Público e que Brumado tem no senhor Roberto Santos, o seu benfeitor pelas obras realizadas em favor da cidade de Brumado e região.

E finalizou elogiando a administração de Roberto Santos pela prodigiosa administração dizendo que a Bahia deve muito ao Governador, e Brumado muito mais ainda pelas obras que ora se inaugura.

 Na placa inaugural na subestação está escrito: “Nesta oportunidade o ilustre Governador do Estado doutor Roberto Figueira Santos inaugura o Sistema Elétrico de Brumado, que, a partir de Vitória da Conquista leva energia hidroelétrica do complexo Paulo Afonso-FUNIL aos municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Rio de Constas, Dom Basílio, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Caculé, Licínio de Almeida, Pindaí, Urandi e Mortugaba”.

 Subestação Abaixadora de Brumado-Bahia, inaugurada em DATA DA INAUGURAÇÃO?

Com relação ao Dr. Roberto Santos, por intermédio do prefeito Agamenon, o povo de Brumado lhe ofereceu um busto, instalado na Praça Capitão Francisco de Souza Meira (antiga Praça da Bandeira).

REALIZAÇÕES ADMINISTRATIVA DO PREFEITO AGAMENON LIMA SANTANA:

• Comemoração do centenário de Brumado (1877-1977) com Missa campal celebrada por Monsenhor Antonio Fagundes, desfiles de todas as representações da cidade, apresentação do Coral do Banco Econômico com a regência do maestro Lindenberg Cardoso (UFBA) e conferência do professor Joviniano Neto da UFBA, convidado do prefeito para essa realização, apresentação de um madrigal e recital de violão. Participação de vários elementos do mundo político, professores da Universidade da Bahia com destaque para o professor Josaphat Marinho.

 Foi lançado pela Tribuna da Bahia um suplemento especial sobre o centenário de Brumado que contou com o depoimento de Élquisson Soares (MDB) – deputado federal, Agamenon Lima de Santana – prefeito, Oldack de Carvalho Neves, ex-prefeito de Brumado e  ex-deputado estadual, Monsenhor Antonio da
Silveira Fagundes – vigário local, Nice Publio Castro – professora aposentada e diretora da Campanha da Merenda Escolar do município, Júlio César da Silveira – proprietário da Agro Industrial Boa Sorte, especializada no plantio de Algodão, Everaldo Siqueira Alcântara – sociólogo coordenador do setor de Estudos e Pesquisas – Cenpi – da Assembleia Legislativa da Bahia, a convite da Prefeitura de Brumado.

 Toda a comemoração ficou a cargo da Comissão Executiva do Centenário composta dos seguintes membros: Agamenon Lima de Santana, Evan dos Santos Azevedo, Everaldo Siqueira Alcântara, Sidney Joaquim de Meirelles, José Luiz Alves Ataíde e Erico Dias Lima que comandaram uma extensa programação registrada na página oito do suplemento.

 • Procuradoria Jurídica Municipal. • Construção de unidade médica odontológica na sede e construção de mini postos nos distritos de Samambaia, Ubiraçaba, Itaquaraí, Cristalândia, Umburanas e Arrecife, além de aquisição de ambulância com sistema volante para atender a zona rural no setor médico odontológico • Distribuição de medicamentos, Custeio de atendimento hospitalar em Clínicas particulares, Unidades volantes e Assistência Social à população necessitada. Inauguração da Unidade Municipal de saúde Manoel Fernandes dos Santos (ex-prefeito) • Serviços de esgoto [pluvial], e o sumidouro de dejetos do novo Mercado Municipal. • calçamento em paralelepípedos e meio-fio em diversas ruas. • Aguadas, pequenas barragens e tanques na zona rural Ampliação e conclusão da barragem de piabanha com destaque para a barragem do Juremal em Arrecife construção de pontes, pontilhões e poços artesianos • Construção e conservação de estradas que ligam a sede aos distritos e povoados construção da estrada Piabanha-Volta Grande ampliação da estrada Brumado-Terra Vermelha • Escolas construídas ou remodeladas na sede e nos bairros do São Félix, Tanque, das Flores e Cavalhada, nas diversas fazendas e nos distritos de Arrecife, Samambaia, Itaquiraí, Ubiraçaba e Cristalândia fornecimento de livros assistência ao educando merenda escolar aquisição de equipamentos e material escolar serviço de vigilância escolar e desenvolvimento de recursos humanos Implantação do 2º grau no Colégio Municipal de Brumado. • Construção e conclusão do Centro Municipal de Educação, Prefeito Agamenon Santana (CEMEAS) com todo equipamento necessário às atividades de funcionamento e declara expressando contentamento e felicidade por ser uma obra do seu coração de administrador que a realizou. Lembrou o educador baiano de Caetité, Anísio Teixeira “A escola pública é o instrumento da integração e da coesão da “grande sociedade” e se deve fazer o meio de transformá-la na grande comunidade”. Implantação do sistema termoelétrico nos distritos Umburanas, Itaquiraí e depois Arrecife e Cristalândia. • Construção de praças de esportes. • Implantação de sistemas de lavanderias nos bairros: São Félix, Cavalhada e Tanque do Governo.

• Unidades simplificadas de saúde nos distritos e povoados. • Passarela em concreto pré-moldado no bairro São Félix. Solicitação à EMBASA de urgências para construção da estação de tratamento de água e da rede de distribuição. Sistema de limpeza pública através de contrato com a empresa CASLIMP e Cia. Construção de chafariz em Marquinhos (Ubiraçaba). • Convênio da Prefeitura para suprir e dotar a Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho de livros, através convênio com a editora e Distribuidora de Livros Ltda. • Criação do Tiro de Guerra com apoio da prefeitura. • Inauguração dos sistemas telefônicos DDD e DDI • Eletrificação das torres repetidoras de TV, nos municípios de Maracás e Barra da Estiva. •Aquisição de veículos para servirem ao prefeito e a presidência da Câmara.

 •Solicitação ao BNH [órgão habitacional da época] para estudar a viabilidade da construção de um núcleo habitacional em Brumado. • Solicitação a CAMAB a instalação de uma loja comercial de produtos agrícolas. Solicitação da viabilidade para elaboração do projeto do Colégio Municipal. Inauguração do Sistema de Comunicação Telefônica em Brumado. • Início da Construção da Barragem do Rio do Antonio. •Convênio Ministério do Trabalho/Delegacia do Trabalho na Bahia com a prefeitura de Brumado para emissão de Careteiras Profissionais. •Contrato com a EMBASA visando a execução de serviços de pavimentação em paralelepípedos, num total de 7.338 m² decorrente das obras relativas ao Sistema de Abastecimento de Água da cidade.

AQUISIÇÕES:

• Estudantes ganham nova casa em Salvador. O prefeito Agamenon vendo a necessidade e a importância dos jovens universitários no desenvolvimento do município e as condições financeiras precárias dos mesmos, autorizou alugar uma nova residência com ambiente mais adequado e confortável que preenchesse as condições desejadas. Prevendo a promoção social do homem, deu seu apoio a essa justa reivindicação, pagando o aluguel da nova residência dos estudantes universitários que dela dependesse. Sistema moderno de comunicação interna da prefeitura com PABX e ramais para melhor atendimento da demanda.

• Máquinas para uso nas secções da prefeitura. •Aquisição de carro funerário. •realização, neste ano? CITAR O ANO do Carnaval pelo êxito alcançado, o qual foi patrocinado pela PMB com a participação do Trio Elétrico Patury, equipado com cornetas, que fazia a admiração do povo nos festejos de rua. Houve grande adesão dos foliões e apreciação dos espectadores, num clima de tranquilidade e alegria, características dos brumadenses. • O primeiro festival da música popular Brasileira foi realizado em setembro de 1981 na quadra do Colégio Estadual de Brumado comemoração da semana da pátria, pela primeira vez em Brumado, com exibição da Lira Ceciliana e desfiles na zona rural • exposição de pinturas pelos artistas brumadense Robson Emanuel Trindade Lima e Valdemar Ferreira Souza, patrocinado pela divisão Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura

LEIS DE MAIOR IMPORTÂNCIA:

• Lei 755 de 14 de junho de 1978 – Convênio com o estado da Bahia, por intermédio do DPT, Instituto Médico-legal “Nina Rodrigues” com a prefeitura Municipal de Brumado. •Lei 769 de 25 de maio de 1979 remodelação do Templo Católico do povoado de Umburanas. •Lei 774 de 6 de dezembro de 1979 loca o imóvel de propriedade do município para a Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado e Responsabilidade Ltda. e CLAVEBA – Classificação de Vegetais da Bahia, nessa cidade.

DECRETOS 1980

• Decreto 1019 de 24 de janeiro de 1980 nomeia o engenheiro civil Silvam Pereira Soares para a divisão de Obras e Serviços Urbanos. • Decreto 1049 de 15 de setembro de 1989 aprova o loteamento Senhor do Bonfim. • Decreto 1054 de 3 de novembro de 1980 concede autorização à Viação Andrade Ltda., para exploração de serviços de transportes coletivos e fixas tarifas. •Decreto 1055 de 11 de novembro de 1980 aprova loteamento denominado Santa Rita. •Decreto 1058 de 9 de dezembro de 1980, aprova loteamento Nova Esperança.

Em 1996 elegeu-se vereador pelo PMDB para o período de 1977/2000, foi atuante vereador com várias indicações para a zona urbana e rural, dignificando os eleitores no seu mandato. Agiu de acordo com a sua personalidade e ideais de honestidade, probidade, serenidade e equilíbrio sem qualquer discriminação política ou de qualquer natureza, características da sua personalidade.

É PARTICIPANTE DE ALGUMA ENTIDADE OU INSTITUIÇÃO? (MAÇONARIA, ROTARY ETC.);

OUTRAS HABILIDADES? MÚSICO, ESCULTOR ETC);

HOMENAGENS RECEBIDAS/ CITAR;

UM PENSAMENTO QUE ACREDITA;

UM CONSELHO DE PAI OU DE MÃE QUE COSTUMA SEGUIR;

QUAL A MAIOR LOUCURA DA VIDA?

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO? QUAL;

FATOS QUE CONSIDERA RELEVANTE NA VIDA?

MANIAS;

FONTES:

Livro editado pela administração Agamenon Santana contendo os dados do Governo Agamenon Lima de Santana;

Revista Estados & Municípios, ano V nº 40 de 1979. Entrevistas realizadas com pessoas ligadas ao PMD/PMDB e que conviveram com o prefeito.

Deixe um comentário