“Tem Floresta em Pé, Tem Mulher” foi lançada por quatro entidade
Por Letycia Bond|Agência Brasil
Organizações lançam campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, com o objetivo de valorizar o trabalho das mulheres dedicadas à preservação da floresta amazônica e das comunidades tradicionais da região. A iniciativa, chamada de “Tem Floresta em Pé, Tem Mulher”, é uma parceria entre a Oxfam Brasil, a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq), o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e o Movimento Interestadual De Mulheres Quebradeiras De Coco Babaçu (MIQCB), sendo as últimas três entidades representantes de povos tradicionais.
A campanha busca identificar e dar visibilidade às mulheres que lutam pelos habitantes dos territórios ocupados por comunidades tradicionais. Para isso, serão veiculados vídeos, fotos e textos nas redes sociais das quatro organizações envolvidas.
Bárbara Barboza, coordenadora de justiça racial e de gênero da Oxfam, destaca a importância de combater estereótipos em torno da defesa dos territórios e ouvir as vozes das pessoas que vivem nesses locais. A valorização das tecnologias desenvolvidas por essas mulheres e comunidades é destacada como uma forma de preservar a memória e a cultura transmitida ao longo das gerações.
A justiça climática é um dos temas abordados pelas lideranças das comunidades tradicionais, que encontram espaço para debater a titularidade de terras e outras agendas políticas em suas atividades cotidianas, como o bordado. A campanha pretende enfatizar que a justiça climática é construída por essas mulheres, por meio de encontros, rodas de conversa e cânticos. A iniciativa busca ressaltar o significado e a importância de cada ação realizada pelas mulheres que atuam na preservação da floresta amazônica e de suas comunidades tradicionais.