Em termos de natureza jurídica, os Microempreendedores Individuais (MEIs) se destacaram como a maioria na criação de empresas em abril, representando 75,4% do total de novos negócios no Brasil.
Por Victória Bernardes & Viviane Garcia/ Imprensa
Bahia se destaca como o estado do Nordeste com o maior número de novas empresas criadas em abril, revela o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. De acordo com os dados, 13.836 novos empreendimentos surgiram no estado baiano nesse período, representando a maior fatia entre as Unidades Federativas (UF) da região Nordeste.
Por outro lado, Sergipe apresentou os números mais baixos, com a abertura de empresas aquém das demais unidades da região.
Ao analisar o cenário nacional, o Sudeste lidera como a região que registrou a maior abertura de empresas em todo o país. Foram 151.072 novos empreendimentos na região. Em seguida, aparecem o Sul (56.544), Nordeste (47.431), Centro-Oeste (28.656) e Norte (15.195).
Em termos de natureza jurídica, os Microempreendedores Individuais (MEIs) se destacaram como a maioria na criação de empresas em abril, representando 75,4% do total de novos negócios no Brasil. Esse formato empresarial ganhou popularidade devido ao baixo custo inicial para a criação de empreendimentos, além de benefícios fiscais, linhas de crédito facilitadas e previdência social simplificada, tornando-o atrativo para novos empreendedores.
A análise por segmento apontou que o setor de “Serviços” foi o que mais registrou abertura de empresas, totalizando 213.773 empreendimentos. Em seguida, encontram-se os setores “Comércio” (62.684), “Indústria” (18.903) e a categoria “Demais” (3.538), que engloba negócios dos setores “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor”.
A Serasa Experian, líder na América Latina em serviços de informações para tomada de decisões empresariais, contribuiu para o Guia do Empreendedor Iniciante, um material gratuito disponível em seu site oficial, que oferece orientações valiosas para negócios recém-criados, abordando desde a busca por oportunidades até a elaboração de um plano de negócios eficiente.