Em relação à frequência das tentativas de fraude, os dados mostram que, em maio, os brasileiros foram alvos de uma investida deste tipo a cada 10 segundos
Por Comunicação/Serasa Experian
De acordo com os dados divulgados pelo Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, o Brasil registrou um total de 270.677 investidas criminosas em maio deste ano. Esse número representa uma queda de 18,2% em comparação com o mesmo período do ano anterior e é o menor registrado para o mês desde 2020. As tentativas de fraude identificadas pelo índice referem-se a golpes mal sucedidos, nos quais criminosos tentam fraudar empresas através do roubo de identidades de consumidores. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o total de ocorrências chegou a 1.296.920.
O Indicador ainda revelou que, em maio, os brasileiros foram alvos de uma tentativa de fraude de identidade a cada 10 segundos. Caio Rocha, diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, destacou que os fraudadores estão constantemente buscando maneiras ilícitas e inovadoras de obter retorno financeiro, ressaltando a importância das empresas adotarem ferramentas de prevenção e segurança em camadas para garantir proteção contra tais ações.
Quanto ao perfil das vítimas, o grupo mais afetado foi composto por pessoas entre 36 e 50 anos, totalizando 99.536 tentativas de fraude. Em seguida, estão cidadãos entre 26 e 35 anos (74.283), pessoas entre 51 e 60 anos (38.580), idosos acima de 60 anos (29.192) e jovens de até 25 anos (29.086).
Analisando os setores mais atingidos, o segmento de “Bancos e Cartões” liderou com 45,9% das tentativas de fraude em maio de 2023, seguido por “Serviços” (28,5%), “Financeiras” (19,9%), “Varejo” (4,4%) e “Telefonia” (1,3%).
O levantamento também aponta que as grandes metrópoles brasileiras foram as mais afetadas pelas tentativas de golpes de identidade em maio deste ano. As 10 Unidades Federativas (UFs) que lideraram as ocorrências foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Goiás, Pernambuco e Ceará.
Na análise por habitantes, a média foi de 1.253 tentativas de fraude a cada um milhão de pessoas no Brasil. O Distrito Federal (DF) foi identificado como a UF mais visada, com 2.011 tentativas de golpes a cada 1 milhão de habitantes, enquanto o Maranhão (MA) registrou a menor taxa, com 551 ocorrências por milhão de habitantes.
Visando chamar a atenção para a gravidade do volume de golpes no país, a Serasa Experian lançou o “Fraudômetro”, uma ferramenta que fornece em tempo real o registro de tentativas de fraude desde janeiro de 2023. Além de considerar as tentativas de fraude de identidade, o “Fraudômetro” também engloba análises de documentoscopia, biometria facial, comparação de selfies com documentos e avaliação de bases cadastrais, totalizando mais de 3,7 milhões de ocorrências até julho deste ano.
Para evitar fraudes, a Serasa Experian recomenda aos consumidores garantir a segurança de documentos, celulares e cartões com senhas fortes para acesso aos aplicativos, além de desconfiar de ofertas com preços muito abaixo do mercado e estar atento aos links e arquivos compartilhados em redes sociais. No caso de empresas, a adoção de soluções antifraude, plataformas de pagamento online e análises detalhadas de compras mais caras são medidas indicadas para reduzir riscos e garantir a segurança das operações online.