redacao@jornaldosudoeste.com

Novo Estudo Revela Como a Ansiedade Pode Influenciar Doenças Neurodegenerativas

Publicado em

Pesquisa destaca relação entre ansiedade e danos cognitivos em idosos, mesmo sem demência, exigindo abordagem multidisciplinar

Por Comunicação/MF Press Global

As doenças neurodegenerativas, um grupo de condições que afetam o sistema nervoso e resultam na progressiva degeneração das células nervosas, são frequentemente associadas aos idosos. No entanto, um recente estudo divulgado na revista científica “eBioMedicine” lança luz sobre a influência da ansiedade no agravamento dos danos cognitivos, mesmo em idosos que não apresentam demência.

O estudo revelou que a ansiedade pode desempenhar um papel significativo no aumento da deterioração cognitiva em indivíduos idosos. O Dr. Flávio H. Nascimento, um psiquiatra médico, enfatiza a importância de um enfoque de cuidado abrangente para pacientes que enfrentam tanto a ansiedade quanto doenças neurodegenerativas.

“Embora a ansiedade seja uma condição complexa que exige cuidados personalizados, é crucial prestar atenção especial quando ela coexiste com outras condições, como demência”, diz o Dr. Nascimento.

“A conexão entre essas duas condições, evidenciada por este estudo, merece atenção especial. Tratar uma condição isoladamente não é suficiente se a outra estiver piorando. É por isso que eu sempre recomendo uma abordagem multidisciplinar, envolvendo neurologistas além de psiquiatras. Isso permite um tratamento paralelo que pode mitigar danos e alterações, além de complementar o diagnóstico feito na área da psiquiatria”, explica o Dr. Flávio H. Nascimento.

Embora as doenças neurodegenerativas estejam muitas vezes ligadas ao envelhecimento, este novo estudo destaca a importância de considerar os fatores emocionais, como a ansiedade, na gestão e tratamento abrangente dessas condições, mesmo em idosos sem diagnóstico de demência.

Foto de Capa: Pixabay

1 comentário em “Novo Estudo Revela Como a Ansiedade Pode Influenciar Doenças Neurodegenerativas”

Deixe um comentário