A Prefeitura Municipal de Itambé, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no final de março uma programação educativa para lembrar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de março.
Através de palestras e orientações, a equipe da Vigilância Epidemiológica do Município realizou um encontro no Centro de Saúde Coriolano José Fagundes, com a intensa participação da comunidade. Atentos às explicações, os moradores aproveitaram a oportunidade para esclarecer todas as dúvidas com os profissionais.
Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ercélia Batista, a melhor maneira de prevenir e combater a doença é realizando um trabalho educativo. “As pessoas precisam saber como detectar a tuberculose logo no inicio, pois o diagnóstico precoce é a principal forma prevenção”, alertou a coordenadora, explicando que, após quinze dias iniciado o tratamento, o paciente já não transmite mais a doença.
O prefeito Eduardo Gama ressaltou que a saúde preventiva é o principal foco da Estratégia de Saúde da Família. “O trabalho preventivo dentro das ações de Saúde Pública é fundamental e nossos profissionais estão totalmente preparados para orientar a comunidade neste sentido”, disse o prefeito, parabenizando a equipe pelo trabalho educativo realizado no Centro de Saúde.