Neste episódio, o cardiologista, Dr. Bruno Mioto, nos dá mais informações sobre pressão alta
Por Agência Brasil 61
No universo da saúde, o alerta soa alto: pressão alta ou hipertensão arterial é uma condição crônica que não pode ser ignorada. Atingindo níveis preocupantes em nossas artérias, essa enfermidade, identificada quando os valores da pressão se igualam ou ultrapassam 140 x 90 ou 14 por 9, coloca em risco a saúde cardíaca e é um fator de risco significativo para eventos sérios, como acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos.
O impacto da hipertensão é considerável, tanto no Brasil quanto no cenário global. Conforme dados da Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, um a cada cinco adultos brasileiros relata a presença da hipertensão, número que salta para três a cada cinco pessoas entre aquelas com mais de 65 anos. No entanto, vale destacar que em muitos casos, os sintomas só se manifestam quando a condição está em estágios avançados ou ocorre um aumento abrupto da pressão.
A lista de doenças relacionadas à hipertensão é impressionante e abrangente, incluindo o risco de infartos, derrames, problemas renais, complicações oculares e distúrbios vasculares nas pernas. A genética pode desempenhar um papel relevante na sua manifestação, influenciando de 30% a 50% dos casos. O envelhecimento é também um fator a ser considerado, visto que a rigidez das grandes artérias é mais pronunciada após os 50 anos.
Fatores de risco, como sobrepeso, obesidade, consumo excessivo de sal, inatividade física, tabagismo e consumo de álcool, elevam a probabilidade de desenvolver hipertensão. No entanto, a boa notícia é que o controle é possível e altamente encorajado. A adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma dieta equilibrada, exercícios regulares e o abandono de hábitos prejudiciais, pode reduzir consideravelmente o risco.
A ação é chave: medir a pressão regularmente é um passo fundamental para a prevenção e controle da hipertensão. Com consultas médicas regulares e, quando necessário, a implementação de mudanças no estilo de vida e, em alguns casos, medicamentos, a busca por uma pressão arterial saudável é um esforço colaborativo entre o indivíduo e os profissionais de saúde.
Entender, prevenir e controlar: a jornada para uma vida saudável é pavimentada com informações e escolhas conscientes. No caso da hipertensão arterial, a atenção ao bem-estar cardíaco é um passo fundamental para um futuro mais equilibrado e vibrante.